Listas

Quem são as atrizes coreanas mais populares na Coreia do Sul e como conquistaram a fama

Mais um guia de iniciantes de dorama. Vamos conhecer um pouco mais sobre quem são as atrizes mais famosas e por que se tornaram as queridinhas da Coreia. Não citei todas, claro, para que o texto não ficasse gigantesco, mas fique livre para falar quem é sua querida nos comentários e se quer saber mais sobre alguma. Para quem está começando no mundo das séries coreanas, esta é uma boa referência de saber quem são consideradas “as atrizes globais” e qual trabalho as trouxe para essa importância. Também coloquei como falar (mais ou menos) os nomes delas. Se gostarem, posso fazer a parte 2.

@sofarawayinthemilkyway

Son Yejin (Som Iê-djin): a protagonista de Pousando no Amor dispensa apresentações para a maioria dos novos fãs. Para melhorar, no finzinho de 2020, Son Yejin e Hyun Bin, seu parceiro no dorama, anunciaram que estão namorando. A química era real! Antes mesmo de Crash Landing fazer esse sucesso estrondoso, Son Yejin era a atriz mais bem paga da Coreia em 2006. Seu extenso currículo inclui as famosas comédias românticas Gosto Pessoal (Personal Taste), Jardim Secreto (Secret Garden) e Something in the Rain.

@leesangyoongs

Song Hye Kyo (Som Rêguiô): antes mesmo de ser protagonista de Descendentes do Sol ou casar-se (e divorciar-se) de seu parceiro de cena, Song Joon Ki, a atriz já era conhecida por dramas de sucesso nos anos 2000. Entre eles, a comédia romântica Full House (2004) – que foi um dos meus primeiros doramas – com o ator e cantor Rain, um dos idols mais influentes da época. Inicialmente uma modelo, ganhou o coração dos fãs coreanos, japoneses e tailandeses com o dorama Autumn in my Heart e deslanchou. Junto a Gianna Jun e Kim Tae Hee, foi considerada uma das mais importantes atrizes na Hallyu (a onda coreana que se espalhou globalmente). Chegou até a entrar no top 10 da lista de celebridades mais conhecidas na Coreia do Sul segundo a Forbes em 2017 e 2018, além de ter sido um nome recorrente como mulher mais linda do mundo na lista independente da TC Candler.

@yeo-rims

Suzy: Bae Su Ji (“Bê Sû Djí”, ou seja “Suzy”) começou no K-POP. Em 2010 estreou na posição de maknae (integrante mais nova) e visual (a considerada mais bela nos padrões coreanos) no grupo Miss A, da JYP (que hoje possui grupos como Stray Kids, TWICE e ITZY). Sua popularidade acabou ofuscando as outras integrantes do grupo, o que causou uma grande polêmica de mau gerenciamento, já que Suzy foi sendo promovida cada vez mais individualmente, até de fato romper com as colegas e seguir carreira solo, como modelo, cantora e atriz. As críticas a seguiram em todos esses trabalhos, mas ela conquistou o papel principal em diversas tramas de muito sucesso, como Sonhe Alto (Dream High), Paixão Incontrolável (Uncontrollably Fond), Retaliação (Vagabond), Enquanto Você Dormia e Apostando Alto. Tornou-se um dos rostos mais conhecidos do país, aparecendo em 2014 e 2017 no top 10 da lista da Forbes das celebridades mais poderosas da Coreia do Sul.

@sofarawayinthemilkyway

Park Shin Hye (Bak Xinê): A protagonista de Heirs (Herdeiros) e de dezenas de comédias românticas que trouxeram novos fãs para dramas coreanos. Começou a atuar em 2003, após passar em um teste para estrelar o clipe da música “Flower” (Kkot, em coreano) do cantor Lee Seung Hwan e logo fez a versão criança da protagonista de Stairway to Heaven (interpretada pela Choi Jiwoo, atriz importantíssima, mais abaixo). Sua carreira desabrochou mesmo em 2009, como Go Mi Nam, em You’re Beautiful, papel no qual fingia ser um garoto em uma boyband. Hoje em dia tem um extenso currículo de mocinhas: Pinóquio, Música do Coração (Heartstrings), Doctors, Memórias de Alhambra e Sísifo: O Mito. Acabou ganhando fama na comunidade de doramas por sempre beijar de olhos abertos em cena, além de algumas críticas pesadas em relação a sua atuação. Ultimamente ela tem se aventurados em tramas mais sérias, como o thriller Ligação.

@triangularlily

Jun Ji Hyun (Djón Tirriãn): Gianna Jun, seu nome em inglês, é uma premiada atriz da Coreia, além de ser um dos rostos mais amados do país. Seu rosto ficou nacionalmente conhecido quando fez uma propaganda para a Samsung nos anos 90, que tornou-se um viral da época. Em 2001, foi escalada como protagonista da comédia romântica que seria a mais popular do país, My Sassy Girl. A partir daí, foi só sucesso, estrelando obras aclamadas pelo público, como A Lenda do Mar Azul e Meu Amor das Estrelas. Junto a Kim Taehee e Song Hye Kyo, foi considerada uma das mais importantes atrizes na Hallyu (a onda coreana que se espalhou globalmente). Esteve no top 10 das celebridades mais poderosas da Coreia do Sul segundo a Forbes nos anos 2015 e 2016.

@sofarawayinthemilkyway

Kim Taehee (Quim Têi): considerada um dos rostos mais lindos da Coreia do Sul, Kim Taehee era uma garota de personalidade forte e excelentes notas, formando-se em Moda na Universidade Nacional de Seul, uma das mais difíceis do país. Começou a carreira como modelo em 2000, aos 21, e, por causa da popularidade de uma propaganda de absorventes estampada por ela, foi escalada para um papel pequeno em um filme. Sua fama era tanta que em 2003 já estava em produções de peso, como Stairway to Heaven. Apesar de ser inegavelmente linda, sua atuação sofria severas críticas, até que, bem aos poucos, foi reconhecida, em 2009, com IRIS. Em 2017, ela casou-se com Rain, um dos homens mais famosos da Coreia do Sul, com quem tem dois filhos. Uma de suas séries mais atuais é Uma Segunda Chance (“Hye, Bye, Mama!”), na Netflix.

@forumrsmiles

Park Min Young (Bak Minhon): A nossa querida Secretária Kim começou a carreira em um comercial da SKT em 2005. Fazia vários papéis em doramas (foi gumiho, filha de chaebol e até vilã), mas foi conquistar o coração de todos em 2010, no dorama histórico Escândalo em Sungkyunkwan, sobre uma mulher infiltrada entre jovens eruditos de Joseon com a identidade do irmão. No ano seguinte, contracenou com ninguém menos do que Lee Minho, em City Hunter (2011) e seu currículo só cresceu, com ótimos títulos como Healer, Rainha por Sete Dias, O que houve com a Secretária Kim?, Her Private Life e Irei Quando o Tempo Estiver Bom.

@i-zhuoer

Choi Jiwoo (Tchê Dji-ú): a protagonista de melodramas super famosos, como Sonata de Inverno. Se você começou por “Pousando no Amor”, deve saber que ela é a atriz favorita dos soldados da trama, mas sua fama nem sempre foi assim. Descoberta por um caça-talentos em 1994, ganhou um papel de peso em “The Gate of Destiny”, dois anos depois. Porém, sua atuação na época foi considerada fraca e ela foi substituída. Somente em 2002, com a espetacularmente popular Winter Sonata (Sonata de Inverno) que realmente deslanchou e foi reconhecida não só na Coreia, mas internacionalmente, chegando a ser chamada de “Princesa Jiwoo” no Japão (“Jiwoo Hime”), até dublando a versão animada do dorama. Foi estrela de Stairway to Heaven e, em 2009, era a atriz mais bem paga da Coreia do Sul. Começou a atuar em obras japonesas e chinesas, atingindo o status de celebridade. Um dos meus trabalhos favorito dela é “Second 20’s”, ou “Twenty Again”, na Netflix, que conta a história de uma mulher que acabou casando-se muito cedo com um homem muito abusivo, mas ao descobrir que irá morrer, decide voltar a estudar.

@idle-minds

Shin Mina (Xim Miná): Mina começou a carreira aos 14 anos, quando mandou uma foto sua com os amigos em um piquenique para uma revista chamada Kiki, em 1998. A revista a convidou para ser uma modelo e logo ela tornou-se uma das profissionais mais requisitadas do mercado. Em 2001, começou a atuar em papéis menores, até que, em 2005, ficou popular por uma personagem doce e madura ao mesmo tempo, em “A Bittersweet Life”. Foi assim que ficou conhecida, trazendo doçura e uma maturidade sexy para suas personagens, como seu papel em My Girlfriend is a Gumiho. Meu trabalho favorito da atriz é Oh Minha Vênus, no qual sua atuação torna a personagem tão real que parece que é sua melhor amiga. Ela também é muito amada por estar namorando Kim Woo Bin, outro ator muito querido da Coreia.

@sebumis

Ha Jiwon (Rrá Ti-uon): De Jardim Secreto, Hospital Ship, Chocolate e Empress Ki. A atriz teve um início de carreira bastante comum. Seu contrato com a agência exigia que ela fizesse especialização em teatro, e assim ela o fez. Em 2000, teve um papel de destaque em “Truth Game”, trabalho pelo qual ganhou um prêmio de melhor atriz. Logo em seguida, ela fez vários dramas de sucesso e desde então coleciona também comédias românticas (como “100 Dias com o Senhor Arrogante”) e prêmios.

@baechy

Lim Yoon Ah (Im Iuná): começou a carreira participando de clipes musicais de outros artistas, sendo escolhida em 2007 como visual para o Girls Generation, um dos grupos mais importantes do mundo do k-pop. Elas foram o grupo feminino que abriu muitas portas para as meninas de hoje na indústria. Sua beleza incomparável rendeu diversos contratos publicitários e sua fama ultrapassou seu grupo, chegando a tornar-se a embaixadora da Coreia do Sul, eleita o rosto que representava o país. Nas telinhas, estreou em 2007, sendo reconhecida com um prêmio no ano seguinte com “You Are My Destiny”. Desde então, além de centenas de propagandas e trabalhos como modelo, Yoona atua em produções conhecidas, como “Primeiro Ministro e Eu”, “O Rei Apaixonado”, “O K2” e “Hush”.

@ryn-s

Gong Hyojin (Gôm Riô-djin): Para Sempre Camélia, O Sol do Mestre, Tudo Bem Isso é Amor, Pasta, Os Produtores, Jealousy Incarnate. O que todas essas obras têm em comum? A “rainha das comédias românticas”, como é conhecida. Gong Hyojin morou na Austrália com sua mãe, mas devido a crise do FMI, ela acabou retornando para a Coreia do Sul, onde tornou-se modelo e, na sequência, atriz. Um de seus pontos fortes na indústria é a vasta gama de atuação, podendo ser meiga, sexy ou mortal.

@dingyuxi

IU (“Ai Iu”, Lee Ji eun – “I Djiun”): inicialmente uma cantora, IU foi a namoradinha da Coreia do Sul por muitos anos, tendo uma estreia tímida em 2008, até adaptar-se aos gostos do público e lançar uma das músicas mais populares de todos os tempos (Good Day), em 2011. A partir de então, explodiu como idol e ganhou várias oportunidades. Nesse mesmo ano, foi convidada para atuar como coadjuvante na novelinha Dream High, junto com Suzy e grande elenco. Desde então continuou fazendo trabalhos como atriz. Sofreu duras críticas durante todos os seus trabalhos como atriz, sendo até mesmo boicotada no excelente Scarlet Heart Ryeo, até que finalmente conseguiu “convencer” o público de que era atriz com trabalhos mais maduros em My Mister e Hotel del Luna. Ela é, sem dúvidas, uma das pessoas mais importantes da Coreia do Sul, aparecendo no top 10 da lista da Forbes de celebridades mais poderosas do país nos anos 2012 a 2014, 2016 e 2018.

Se quiser uma parte 2, deixe nos comentários.

8 comentários

  1. Achei super realista, minha atriz favorita sem dúvida é IU além de ser super linda simpática ainda por cima é atriz , cantora e faz suas próprias músicas ❤️
    Só faltou park bo Young queria q ela tivesse nessa lista também , na Coreia ela é bem famosa ainda mais por ter interpretado o papel da Bong soon

    Curtido por 1 pessoa

    1. é verdade! Também gosto muito da Bo Young. O papel dela da Bong Soon foi muito marcante, adorei! Talvez eu faça uma parte 2 colocando ela. No momento estou fazendo dos meninos. P.s.: também sou apaixonada pela IU.

      Curtir

  2. Gostei bastante da matéria e também acho que seria legal fazer uma com os homens. Acho que seria legal também fazer uma matéria sobre crianças, especialmente Moon Woo Jin. Ele está em todo lugar. Acho que tem um futuro promissor.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Achei a lista bem completinha, não tem muito o que dizer,apenas as dorameiras novas acham que seguidores significam que automaticamente a atriz é mais reconhecida,sendo que não .
    Seria legal uma parte com os homens .
    Mas desde de quando a Shin Mina está casada??

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: