A série “My Ahjussi”/”Meu Senhor” (2018) chegou na Netflix em junho de 2020 e é um dos melhores doramas da plataforma. É um drama de 16 episódios da tvN muito recomendado para quem gostou de Parasita (2019), filme que ganhou Oscar. Não à toa, é protagonizado por Lee Sun Gyun, que interpretou o Senhor Park. Sua parceira de cena é IU (“Scarlet Heart“), em um de seus primeiros trabalhos densos na telinha, bem diferentes das mocinhas anteriores e um precursor de “Persona“.

De um lado, temos o honesto e virtuoso Park Do Hoon, do outro, a ardilosa e inteligente Lee Ji An. Um sofre em um casamento falido que é mantido em nome do filho e da alegria de sua mãe, a outra está presa em um pesadelo, devendo para um agiota uma dívida familiar antiga, sendo responsável pelo bem-estar de sua avó surda e com deficiência física. Apesar de estarem em lugares opostos da vida (ele, um gerente de reputação ilibada, ela, uma trabalhadora temporária de má fama), ambos sentem pena um do outro e conseguem entender-se como ninguém mais, assemelhando-se na solidão e proteção extrema de sua família

Tudo começa com Park Dong Hoon (Lee Sun Kyun), um engenheiro estrutural que trabalha como gerente sendo dirigido e assediado moralmente por um inescrupuloso chefe que foi também seu hoobae (calouro) de faculdade. Ele é pacato, tolerante e com senso aflorado de justiça (um verdadeiro representante do alinhamento Leal e Bom), mas choca o departamento ao ser acusado de receber um envelope de suborno.
Sua vida fica um pouco mais complicada quando o envelope com o dinheiro desaparece, furtado por Lee Ji An (IU), uma jovem de seus 20 anos que possui uma dívida milionária com um perigoso agiota. O destino dos dois se cruza nesse momento e Ji An é forçada a fazer uma escolha, provando que por trás de sua casca sinistra, ainda existe moralidade. Mesmo assim, a jovem é tentada a tornar-se uma espiã para derrubar o bondoso gerente em troca de dinheiro, instalando uma escuta que lhe dá porta de entrada para a verdadeira natureza de seu chefe.

A partir de então, temos uma jornada de redenção e transformação de ambos os personagens, que são levados aos limites de suas réguas morais. Em 16 densos episódios de 1 hora e 20 minutos, My Ahjussi é, sumariamente, uma série que fala de humanidade, perdão e cura. Não é uma história de amor, mas sobre o amor. Sem dúvidas foi um dos melhores dramas que já assisti na vida e recomendo a qualquer pessoa que aprecie um drama psicológico, com um toque de suspense e personagens cinzentos prestes a entrar em colapso.

Em paralelo a isso, temos outras vertentes, como a trajetória dos outros irmãos Park, que ajudam a montar um quadro de realidade crua sobre a sociedade e uma crítica à dedicação excessiva ao trabalho e crueldade capitalista. Eles e a maioria dos personagens de mais de 40 anos dedicaram mais de uma década de trabalho para empresas que os descartaram e os obrigaram a terminar a vida na pobreza em funções subjugadas socialmente.
Essas vozes ajudam a pintar o cenário melancólico, regido quase sempre por cores frias e terrosas. A decadência do ser humano e as pequenas doses de esperança são os motores dessa brilhante série, que venceu, em 2019, o BaekSang Arts Awards nas categorias Melhor Drama e Melhor Roteiro (pelas mãos de Park Hae Young, de “Another Miss Oh”).
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐✨ – É imperdível!
O que ver a seguir? Mother (2018): adaptação coreana de um dorama japonês sobre uma professora que sequestra uma aluna que sofre maus tratos e torna-se sua mãe temporária, enquanto se esconde da polícia.
Fãs da IU e sobrenatural pode optar pelo ótimo Hotel Del Luna (2019), um tipo de “Bela e a Fera” às avessas e com espíritos.
Ainda é uma das minhas favoritas. Torci muito pro improvável casal. E ainda me engano na esperança dos dois juntos com o final “meio aberto” . Mas entendo a mensagem final de redenção deles. Adoro a OST também. Pelo gosto mais pasteurizado dos espectadores em geral, entendo a pouca oferta de dramas assim. Por isso esse está guardado e revisto com frequência. Parabéns pelo seu trabalho. Suas resenhas mostram uma dorameira sensível e atenta. Nós agradecemos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada pelo seu comentário! Esse tipo de feedback é que me anima, apesar da alta produção de conteúdos de dorama por aí. Já assistiu Mother? Talvez você goste das mensagens sociais também https://www.viki.com/tv/35736c-mother?locale=pt
CurtirCurtir
Adorei esta série. Fala sobre solidão, obrigações sociais absurdas da sociedade coreana, a exploração vil de crianças e agiotagem, e o servilismo quase obrigatória da sociedade coreana, e como isto se reflete em grandes empresas e péssimas relações de trabalho. E uma mensagem que a vida pode melhorar, apesar de tudo. Fala também de cooperação e amizade. O ator Lee Sun Gyun está magistral. Seu tom de voz, rouca, seu jeito de andar, seus olhares são ide arrepiar. E com essa série conheci duas músicas lindas, Adult e There’s a rainbow. Recomendo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que belo comentário!! Concordo com tudo e também ou apaixonada por essas músicas. Se um dia achar alguma série parecida, volte aqui para indicar.
CurtirCurtir
eu detestei, série parada demais, pessoas apáticas, ainda assisti 6 episódios e no 7 desisti, perdi meu precioso tempo.
CurtirCurtir
Nossa, eu amo My Mister! É uma recomendação certeira para qualquer pessoa que quer assistir uma série muito boa.
CurtirCurtido por 2 pessoas