Listas Pessoas Roteiristas

Apostando Alto: cinco doramas da mesma autora (Park Hye Ryun)

Conheça a autora de Start-Up / Apostando Alto, Park Hye Ryun, responsável por outros famosos k-dramas de romance com ambientações ricas. Descubra como ela incorpora temas como tecnologia, música, idols, jornalismo e tribunal em suas histórias.

Gostou do dorama Start Up / Apostando Alto (2020) na Netflix? Vamos falar da autora, Park Hye Ryun, de quem você já deve ter ouvido falar, já que ela escreveu outros k-dramas de romance muito famosos. A principal característica da roteirista é trazer um romance com uma ambientação rica: mundo tecnológico, da música, dos idols, do jornalismo, do tribunal…

Características de uma trama de Park Hye Ryun

A imersão é muito bem feita e o romance tem sempre uma relação familiar importante, um triângulo amoroso e falsos protagonistas. Todas elas têm uma identidade muito forte e, mesmo aqueles com grandes defeitos, não conseguem ser imitados até hoje. Outra pauta muito utilizada por ela em seus dramas é a luta, ascensão e inversão de papéis de pessoas oprimidas, bem no estilo “acho que o jogo virou, não é mesmo?”. Qual é sua história favorita? Vamos começar pelo próprio Start Up.

Apostando Alto (2020): estrelado pela Bae Suzy, Nam Joo Hyuk e Kim Seon Ho. Aqui vemos: rivalidade entre a protagonista, oprimida e “fracassada”, e sua irmã bem sucedida; triângulo amoroso torturante de tão difícil de escolher um dos dois; ambientação no mundo da programação e Start Ups. Começou como excelente comédia romântica, que parecia pegar o melhor de cada uma das histórias que ela já fez e transformar nessa romcom tão maratonável e viciante. Porém, no final, abandonou a plot e virou meramente uma guerra de ships, que na verdade é o maior mérito da série, pois virou muito difícil ficar indiferente ao interesse amoroso da Dalmi. Por aqui eu sempre fui do time do Han Ji Pyeong, mesmo descrente.

Resenha do dorama Start Up: a escolha de Dalmi e a maior guerra de ships dos últimos tempos

Enquanto Você Dormia (2017): uma garota que pode prever o futuro junta forças com um promotor iniciante para resolver casos de assassinatos que parecem perdidos enquanto tentam evitar a própria morte. Estrelado por Bae Suzy (a mesma protagonista de Apostando Alto), Lee Jong Suk e Jung Hae In, você experimentará a sensação de torcer pelo segundo protagonista, que é extremamente charmoso.

Page Turner (2016): um webdrama, dorama curtinho de três episódios, no mundo da música. Uma pianista pressionada pela mãe e um atleta do salto com vara são considerados prodígios em suas respectivas áreas. Inconformado com o sucesso sem esforço de gênios, o rival da pianista faz um pedido na igreja para que o universo seja balanceado. Os dois sofrem um acidente que os impede de praticar seus talentos e agora precisam aprender a seguir outro caminho, enquanto o rival lida com seus sentimentos pelo que fez. No elenco, Kim So Hyun (Love Alarm), Ji Soo (Primeira Vez Amor) e Shin Jae Ha. Aqui o conceito de troca de posições (os mais bem sucedidos ficam na pior e vice-versa) aparece bastante, bem como o triângulo amoroso e o vínculo familiar.

Pinóquio (2014/15): uma garota que não pode mentir e seu melhor amigo ( e “tio”. É complicado…) – um rapaz cuja vida foi completamente destruída por uma notícia falsa -, sonham em ser jornalistas. Um grande mistério envolvendo a jornalista que deu a notícia e o incidente que mudou a vida deles é recheado de reviravoltas e decisões morais. Estrelado por Park Shin Hye e Lee Jong Suk, o começo é muito confuso, mas não desista, porque a trama de investigação vale a pena. Mais uma das histórias dela focada na ascensão dos oprimidos.

Eu Ouço a Sua Voz (2013): centrado no mundo jurídico, é sobre um homem acusado injustamente com todas as evidências contra ele que precisa da ajuda de um grupo implacável: uma advogada atrevida, um defensor público determinado e um rapaz com um poder de ouvir pensamentos. O que eles não sabem é que o caso complicado pode ter muito a ver com um incidente em suas vidas. Estrelado por Lee Jong Suk, Lee Bo Young e Yoon Sang Hyun, I Can Hear Your Voice foi um sucesso tão grande que a série, inicialmente de 16 episódios, ganhou mais dois para agradar a audiência.

Dream High (2011): o classicão dos dorameiros antigos. Vários idols e grandes atores aqui. Suzy, IU, Taecyeon, Kim Soo Hyun… A trama tem um montão de problemas e absurdos (uma das personagens faz uma aposta para emagrecer e então ganhar o coração do crush), mas assista sem levar a sério e será bastante saboroso. A ideia de ter uma escola formadora de idols é bastante apelativa e conquista de uma vez. O triângulo amoroso de certa forma lembra Start Up, começando sem avisar quem é o protagonista principal. Também temos aqui a rivalidade e inversão de papéis entre uma opressora (Do Hye Mi) e sua amiga oprimida (Baek Hee).

Gostou? Qual é o seu dorama favorito da Park Hye Ryun?

Se gostou do texto, procure conhecer também o trabalho da autora Kim Eun Sook, autora de Goblin, Rei Eterno, Herdeiros e Descendentes do Sol.

7 comentários

  1. Muito legal você fazer postagens assim. Parabéns! Pinóquio foi meu primeiro dorama (há 4 anos) e amei! Enquanto você dormia é maravilhoso (faltam 2 ou 3 episódios para terminá-lo)! Quero assistir a “Eu ouço sua voz”. Page Turner, lembro que comecei, mas acho que não terminei. Agora que você contou que é a mesma autora, até fiquei mais interessada em assistir a “Apostando Alto”.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: