Pessoas Roteiristas

Conhecendo as autoras: doramas das irmãs Hong além de Alquimia das Almas

Conhecida por suas tramas de romance de fantasia, as irmãs Hong estão de volta com o dorama Alquimia das Almas na Netflix. A trama de época já é um sucesso global, mas você sabia que elas são famosas por outras grandes obras?

Conheça aqui mais autoras de doramas

Hong Jung Eun, nascida em 1974, e Hong Mi Ran, nascida em 1977, são irmãs e autoras de sucesso que criaram novelas de muita audiência dentro e fora da Coreia. Elas são conhecidas por alavancar ou mudar a carreira de vários atores que estavam marcados por um único tipo de trabalho e extrair deles versalitidade e uma capacidade de humor e leveza. Por exemplo, a atriz Han Chaeyoung (de Bel Ami) era considerada “só um rostinho bonito” antes de viver a protagonista de Sassy Girl Chun Hyang. E a atriz Shin Mina era mais conhecida por estrelar propagandas antes de viver uma raposinha.

Os doramas das irmãs Hong:

Segredos que precisam ser guardados, romance através do tempo marcado pelo destino permeado de criaturas sobrenaturais, como fantasmas e lendas da ásia com um toque bem leve de comédia romântica é um grande marco das autoras.

Os casais delas costumam ser formados por duas pessoas opostas que não se gostam inicialmente: geralmente um deles é grosseiro e estúpido; o outro é de bom coração. Um deles provavelmente terá poderes mágicos ou financeiros acima do outro.

As sílabas dos nomes dos personagens formam frases que brincam com a história (exemplo, Miho = guhimo, a raposa. Go Mi Nam = em coreano, a novela You’re Beautiful é Mi nam i shi ne yo.

Alquimia das Almas / Alchemy of Souls (2022): o mais novo da Netflix, que já é sucesso global e um dos poucos que possui dublagem em português. Com roupagem histórica, uma feiticeira poderosa (Jung So Min, de Porque Esta é Minha Primeira Vida) fica presa no corpo de uma mulher cega que é descoberta pelo encrenqueiro herdeiro (Jang Uk, Melodia da Esperança, A Caminho do Céu e Extrordinary You) da família Jang. Ela o ensina a lutar e muda seu destino. Os opostos se atraem, fantasia, destino e segredos que precisam ser guardados.

Hotel del Luna (2019): o meu favorito até hoje (veja a resenha), sobre um hotel que serve de hospedagem para os espíritos que ainda não foram para o céu ou para outra vida. Entre eles, está a sua administradora, Manwol (interpretada pela querida IU), que amaldiçoa e contrata um humano para trabalhar para ela. Amor difícil, segredos, os opostos se atraem, outras vidas, espíritos e fantasia. Também tem na Netflix, legendado.

Odisséia Coreana / Hwayugi (2018): a série sobre uma humana (Oh Yeon Seo, Loucos Um Pelo Outro, Café Minamdang) com um aroma irresistível que foi enganada por um demônio (Lee Sung Gi, Mouse, Vagabond, Minha Namorada é uma Gumiho) na infância e agora pode ver espíritos. É um dos mais famosos e foi um dos primeiros a ser dublado na Netflix. Tem investigação, espíritos, conexões no passado, criaturas místicas.

Acolhedor e Aconchegante / Warm And Cozy (2015): provavelmente o menos famoso delas. Uma mulher (Kang So Ra, Doctor Stranger, Misaeng: Vida incompleta, Revolutionary Love) que perde o emprego, a casa e o namorado joga tudo para o alto e se mudar para a ilha de Jeju, onde conhece um chef de cozinha Yoo Yeon Seok (Hospital Playlist, Mr. Sunshine, Dr. Romantic) herdeiro de uma família rica que não quer saber de nada. Os opostos se atraem, posições sociais diferentes…

O Sol do Mestre / The Master’s Sun (2013): um dorama de detetive. Uma mulher que sofreu um acidente acorda podendo ver espíritos e passa a investigá-los com seu chefe arrogante apaixonado por ela. Tem investigação, espíritos e opostos se atraem.

O Amor Maior / The Greatest Love (2011): a mais popular integrante de uma banda famosa sofreu uma queda drástica em popularidade (foi cancelada) após vários escândalos. Ela vai a um show de variedades para fingir que vai se casar e acaba envolvida em um triângulo amoroso. Tem opostos que se atraem, segredo que precisa ser mantido…

Minha Namorada é uma Gumiho / My Girlfriend Is a Gumiho (2010): um homem (Lee Sung Gi) liberta uma raposa de nove caudas (Shin Min A, de Amor e Outros Dramas e Oh Minha Vênus) por engano, mas em vez de ter seu coração devorado, ele é salvo por ela, por gratidão, e ganha uma “pérola de raposa”. Agora, ele deve ajudá-la a tornar-se uma humana de verdade. Opostos se atraem, fantasia, segredo a ser mantido e criaturas místicas.

Você é Linda / You’re Beautiful (2009): um dorama clássico e muito popular dos anos 2000. Estrelando Park Shin Hye, a irmã gêmea de um garoto prestes a estrelar em um grupo idol assume sua identidade e finge ser um garoto no meio de um harém invertido. No grupo de idols, ela conhece um garoto irritadinho e metido que não a suporta. Mais uma vez opostos se atraem e um grande segredo a ser mantido, que é a identidade secreta de Minam, mas não tem fantasia ou sobrenatural, embora seja bem “fantasioso” por si.

My Girl (2005): uma vigarista vai morar com um herdeiro de hotel para despistar agiotas, em troca de fingir ser uma prima para atender aos desejos do avô doente dele. Porém, rever a neta faz com que o vovô melhore de saúde e isso faz com que a farsa se prolongue, mesmo que eles comecem a se apaixonar. Aqui temos um enorme sucesso delas, com a característica de amor proibido. Tem o Lee Dong Wook (ele, mesmo, de Perfume de Uma Mulher, Tale of The Nine Tailed e Touch your Heart), a Lee Da Hee (de IRIS 2), Park Shi Yeon (O Homem Inocente) e Lee Joon Gi (Flor do Mal, Scarlet Heart).

Sassy Girl Chun Hyang (2005): duas pessoas opostas (uma menina do campo e um garoto transferido de Seul) são obrigadas a se casar, mas outras duas pessoas fora do relacionamento estão determinadas a conquistar o amor deles: o primeiro amor dele, e um empresário que se acha capaz de conquistar qualquer mulher. É a interpretação moderna de uma das mais famosas lendas coreanas.

Qual é seu dorama favorito delas? Confira também o trabalho de outras autoras.

1 comentário

  1. Estou numa fase de dropar doramas e procurando os que me prendam como Pousando no amor, My mister, Oh My Vênus , A dignidade de um cavalheiro, Jardim secreto…
    Vou tentar esses que você descreveu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: