Resenhas de Kdrama

Quem é Você? Escola 2015: dorama escolar sobre bullying, com atriz de Love Alarm [Resenha]

A série “School” já virou uma tradição de dorama de ensino médio, com revelação de talentos e idols de K-pop no elenco. Começando com Escola 1 e 2, em 1999, depois Escola 3 (2000), Escola 4 (2001), então Escola 2013 e assim por diante, até chegar neste, então o 2017 e o último, 2021.

Se você está a fim de ver um dorama escolar, School 2015 é um daqueles famosos que ganharam vários remakes e tem muitos fãs. Foi um dos primeiros doramas coreanos que eu assisti quando voltei a acompanhar séries coreanas. Sempre me encantei pela capa dele, com os uniformes lindos e as árvores floridas. Me encantei logo de cara pela protagonista. Falando nisso, dá para assistir pelo Viki.

Vamos falar da trama? School 2015 foi escrito por tês roteiristas: Kim Hyun Jung (Falsify, Tracer), Im Ye Jin (O Conto de Nokdu) e Kim Min Jung (Imitação/Imitation). A direção foi dividida entre Baek Sang Hoon (Descendentes do Sol, O Rei Eterno e Love in the Moonlight) e Kim Seong Yoon (Itaewon Class e Love in the Moonlight). A sinopse é bem interessante: as vidas de duas gêmeas idênticas que não se conhecem e com personalidades praticamente opostas se colidem quando uma delas desaparece e a outra perde a memória, acabando por assumir uma identidade da qual não se lembra, envolvida em uma família, amores e amizades que desconhece.

Se você pegar para assistir sem ter lido uma sinopse, os primeiros episódios ficam muito confusos, mas é um tema bem legal. Tem troca de identidade, amnésia, bullying (o ponto forte do dorama), ambiente escolar e atores queridos em seus primeiros trabalhos. Se você já começa sabendo, fica sem a surpresinha gostosa, mas fica mais fácil de entender a história. O mistério fica em torno do que aconteceu com ela e, é claro, um triângulo amoroso para escolher quem ama: o melhor amigo ou o garoto problema.

@dokyungseouls

Quem são os pretendes e a mocinha?

Este foi o dorama que me deixou apaixonada pela Kim So Hyun (de Love Alarm, Conto de Nokdu, Goblin, Page Turner), que interpreta as gêmeas Eun Bi e Eun Byeol. Uma delas é super popular e durona, a outra, mais retraída e cresceu em um orfanato. Kim So Hyun entrega uma protagonista que inspira empatia e mais interessante do que a estudante Jojo em Love Alarm. As personagens mostram dois lados da atuação da atriz, embora a “irmã” demore um tempo para dar as caras. É envolvente e de fácil identificação de quem assiste, motivo pelo qual a audiência acaba também optando por um ou por outro.

Ela fica em dúvida entre o amigo de infância nadador Han Yi An, interpretado pelo Nam Joo Hyuk (o principal de Start Up/Apostando Alto e curiosamente também nadador em Fada do Levantamento de Peso), e o rico rebelde Tae Gwang, interpretado pelo maknae do BTOB, Yook Sung Jae (Reply 1994, Mystic Pop-up Bar, Goblin). Os dois são bastante charmosos e entregam uma dúvida cruel. Se você assistiu, conte abaixo quem foi seu favorito!

Há algo de interessante também no fato de que um deles já é apaixonado pela Eunbi antiga (a gêmea) desde criança, e o outro acaba se apaixonando pela atual, mais humilde. Essa confusão de personalidades é muito deliciosa de acompanhar. Outro fator bem explorado foi a “nova vida” de Eunbi assumindo o que Eunbyeol viveu. Como Eunbyeol é muito diferente de Eunbi, ela acaba em choque com a pessoa que os outros dizem que ela “é” e tem dificuldade para reatar relacionamentos que supostamente ela tinha, como por exemplo com o melhor amigo.

Mais detaques no elenco

Uma das minhas partes favoritas com certeza está no elenco de bullies da escola. É impossível ficar indiferente à vilã e suas comparsas. Eunbyeol sofre muito nas mãos da personagem da Jo Soo Hyang (O Conto de Nokdu, Something in the Rain, A Candidata Honesta). Um dos motivos para esse dorama ser uma série escolar tão boa é o nível de raiva que você vai ter por essa garota, certamente devido um bom trabalho de entrega da atriz.

Outro bom personagem é o professor de matemática interpretado pelo Lee Pil Mo (O Rei de Porcelana, Another Miss Oh, Pinóquio). Ele serve como um mentor para os alunos, tendo várias frases importantes. É daquele tipo de professor que luta pelos alunos, mas possui um segredo.

Trilha sonora

O dorama tem um monte de música boa que tornam os momentos mais envolventes. A melhor delas é o tema, Reset, do Tiger JK com a Jinsil. Escuto até hoje.

Quem deve assistir?

Se você procura um dorama escolar com muito bullying e triângulo amoroso, acho que School 2015 é um prato cheio. É uma ambientação meio Love Alarm, mas, na minha opinião, feito melhor. Também pode encantar fãs de Herdeiros e de Garotos Antes de Flores.

Evite se você não gosta de clichês descarados com tons dramáticos um pouco novelescos, elenco adolescente ou prefere algo mais sério. Aviso que achei a forma de contar bastante confusa também.

Resumo

Em um apanhado geral, School 2015 é um ótimo dorama escolar para assistir, com bons temas explorados, mas a montagem nem sempre é muito fluída . Tem suas falhas e alguns recortes duvidosos, a aparição da irmã gêmea é um pouco esquisita e apressada, mas uma vez que você saiba o que está acontecendo, vale a pena e é altamente recomendado para iniciantes, desde que você vá pensando que é um dorama mais antiguinho e um formato bem clichezinho.

Avaliação: 3.5 de 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: