Resenhas de Kdrama

[Resenha] Who Are You: School 2015 – dorama escolar sobre bullying, com atriz de Love Alarm

A série “School” já virou uma tradição de dorama de ensino médio, com revelação de talentos e idols de K-pop no elenco. Começando com Escola 1 e 2, em 1999, depois Escola 3 (2000), Escola 4 (2001), então Escola 2013 e assim por diante, até chegar neste, então o 2017 e o último, 2021.

Se você está a fim de ver um dorama escolar, School 2015 é um daqueles famosos que ganharam vários remakes e tem muitos fãs. Foi um dos primeiros doramas coreanos que eu assisti quando voltei a acompanhar séries coreanas. Sempre me encantei pela capa dele, com os uniformes lindos e as árvores floridas. Me encantei logo de cara pela protagonista. Falando nisso, dá para assistir pelo Viki.

Vamos falar da trama? School 2015 foi escrito por tês roteiristas: Kim Hyun Jung (Falsify, Tracer), Im Ye Jin (O Conto de Nokdu) e Kim Min Jung (Imitação/Imitation). A direção foi dividida entre Baek Sang Hoon (Descendentes do Sol, O Rei Eterno e Love in the Moonlight) e Kim Seong Yoon (Itaewon Class e Love in the Moonlight). A sinopse é bem interessante: as vidas de duas gêmeas idênticas que não se conhecem e com personalidades praticamente opostas se colidem quando uma delas desaparece e a outra perde a memória, acabando por assumir uma identidade da qual não se lembra, envolvida em uma família, amores e amizades que desconhece.

Se você pegar para assistir sem ter lido uma sinopse, os primeiros episódios ficam muito confusos, mas é um tema bem legal. Tem troca de identidade, amnésia, bullying (o ponto forte do dorama), ambiente escolar e atores queridos em seus primeiros trabalhos. Se você já começa sabendo, fica sem a surpresinha gostosa, mas fica mais fácil de entender a história. O mistério fica em torno do que aconteceu com ela e, é claro, um triângulo amoroso para escolher quem ama: o melhor amigo ou o garoto problema.

@dokyungseouls

Quem são os pretendes e a mocinha?

Este foi o dorama que me deixou apaixonada pela Kim So Hyun (de Love Alarm, Conto de Nokdu, Goblin, Page Turner), que interpreta as gêmeas Eun Bi e Eun Byeol. Uma delas é super popular e durona, a outra, mais retraída e cresceu em um orfanato. Kim So Hyun entrega uma protagonista que inspira empatia e mais interessante do que a estudante Jojo em Love Alarm. As personagens mostram dois lados da atuação da atriz, embora a “irmã” demore um tempo para dar as caras. É envolvente e de fácil identificação de quem assiste, motivo pelo qual a audiência acaba também optando por um ou por outro.

Ela fica em dúvida entre o amigo de infância nadador Han Yi An, interpretado pelo Nam Joo Hyuk (o principal de Start Up/Apostando Alto e curiosamente também nadador em Fada do Levantamento de Peso), e o rico rebelde Tae Gwang, interpretado pelo maknae do BTOB, Yook Sung Jae (Reply 1994, Mystic Pop-up Bar, Goblin). Os dois são bastante charmosos e entregam uma dúvida cruel. Se você assistiu, conte abaixo quem foi seu favorito!

Há algo de interessante também no fato de que um deles já é apaixonado pela Eunbi antiga (a gêmea) desde criança, e o outro acaba se apaixonando pela atual, mais humilde. Essa confusão de personalidades é muito deliciosa de acompanhar. Outro fator bem explorado foi a “nova vida” de Eunbi assumindo o que Eunbyeol viveu. Como Eunbyeol é muito diferente de Eunbi, ela acaba em choque com a pessoa que os outros dizem que ela “é” e tem dificuldade para reatar relacionamentos que supostamente ela tinha, como por exemplo com o melhor amigo.

Mais detaques no elenco

Uma das minhas partes favoritas com certeza está no elenco de bullies da escola. É impossível ficar indiferente à vilã e suas comparsas. Eunbyeol sofre muito nas mãos da personagem da Jo Soo Hyang (O Conto de Nokdu, Something in the Rain, A Candidata Honesta). Um dos motivos para esse dorama ser uma série escolar tão boa é o nível de raiva que você vai ter por essa garota, certamente devido um bom trabalho de entrega da atriz.

Outro bom personagem é o professor de matemática interpretado pelo Lee Pil Mo (O Rei de Porcelana, Another Miss Oh, Pinóquio). Ele serve como um mentor para os alunos, tendo várias frases importantes. É daquele tipo de professor que luta pelos alunos, mas possui um segredo.

Trilha sonora

O dorama tem um monte de música boa que tornam os momentos mais envolventes. A melhor delas é o tema, Reset, do Tiger JK com a Jinsil. Escuto até hoje.

Quem deve assistir?

Se você procura um dorama escolar com muito bullying e triângulo amoroso, acho que School 2015 é um prato cheio. É uma ambientação meio Love Alarm, mas, na minha opinião, feito melhor. Também pode encantar fãs de Herdeiros e de Garotos Antes de Flores.

Evite se você não gosta de clichês descarados com tons dramáticos um pouco novelescos, elenco adolescente ou prefere algo mais sério. Aviso que achei a forma de contar bastante confusa também.

Resumo

Em um apanhado geral, School 2015 é um ótimo dorama escolar para assistir, com bons temas explorados, mas a montagem nem sempre é muito fluída . Tem suas falhas e alguns recortes duvidosos, a aparição da irmã gêmea é um pouco esquisita e apressada, mas uma vez que você saiba o que está acontecendo, vale a pena e é altamente recomendado para iniciantes, desde que você vá pensando que é um dorama mais antiguinho e um formato bem clichezinho.

Avaliação: 3.5 de 5.

2 comentários

  1. Na minha opinião Eunbi tinha que ficar com Tae Gwang, por que ele amou ela por quem ela é… não for ser Eunbyeol… e outra ele ajudou muito ela… nas horas mais difíceis. Para me os roteiristas errou nessa parte, de ter deixado ela ficar com Han Yi An. Só por causa disso, eu não gosto mas de nam joo. Eu gostava muito dele por causa do apostando alto e ” vinte e um e vinte cinco ” mas agora toda vez que eu vejo ele eu me lembro que ele estragou tudo… de Tae gwang e eun bi

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: