Listas Pessoas Roteiristas

Autora de A Lição: confira doramas de Kim Eun Sook, criadora de Goblin, Herdeiros e O Rei Eterno

A Lição (“The Glory”) é simplesmente uma das melhores coisas que existem na Netflix nesse momento. O dorama que conta a história de vingança de uma estudante de ensino médio que sofreu bullying e violência máxima escolar fez muito sucesso. Mas você sabe quem escreveu o roteiro?

A responsável é Kim Eun Sook, autora queridinha de dramas famosos, como “Goblin” e “O Rei Eterno”. A roteirista começou a carreira em 1999, ao se juntar à equipe de redação do programa de variedades “Music Bank”. Em 2003, ela fez sua estreia como roteirista de drama com o drama “Lovers in Paris”, que se tornou um grande sucesso de audiência e ajudou a estabelecê-la como uma das principais roteiristas de drama da Coréia do Sul. Desde então, ela escreveu diversos dramas populares, incluindo “Secret Garden”, “The Heirs”, “Descendants of the Sun” e “Goblin”. Vamos conhecer mais?

A Lição (2022) – Netflix, dublado.

Uma professora que sofreu abusos físicos, sexuais e morais quando era estudante volta para se infiltrar na vida de seus ex-colegas e vingar-se de seus algozes, estragando suas vidas e derrubando tudo que eles construíram de mais precioso. No caminho, ela encontra um jovem médico com passado sofrido. Para mim, o melhor trabalho da sua carreira. Linda trilha sonora, o retorno da Song Hye Kyo (que trabalhou com ela em Descendentes do Sol) como uma protagonista incrivelmente forte, belíssimos figurinos, tramas frenéticas e intensas com muito drama. Kim Eun Sook fugiu um pouco da sua fórmula, pegando as melhores qualidades de Mr. Sunshine e Rei Eterno, trazendo para o mundo moderno.

O Rei Eterno (2020) – Netflix, dublado.

“The King: Eternal Monarch” é um drama de fantasia e romance que segue a linha de “Goblin”. O enredo se passa em um universo paralelo onde as Coreias possuem um rei (interpretado por Lee Min Ho). No entanto, esse mundo é ameaçado quando um assassino descobre uma fenda que liga esse universo ao nosso e decide explorá-la, sequestrando e substituindo pessoas importantes em seu tabuleiro de xadrez, já que cada pessoa do nosso mundo tem uma contraparte lá. Um dorama de viagens no tempo, mundos paralelos e multiversos. Confira aqui a resenha.

Mr Sunshine: Um Raio de Sol (2018) – Netflix, dublado.

@captainjoongki

**Entra violino e piano** Ta-ran~ Taran taran ran… As histórias de Kim Eun Sook estão sempre acompanhadas de uma trilha sonora espetacular e uma belíssima cinematografia, mas em “Mr. Sunshine” isso foi elevado a outro nível. Cada episódio parece um filme, contemplando cenários de encher os olhos. A série conta a história de um rapaz escravizado que precisou fugir de seu país após o assassinato de seus pais e se torna um militar dos EUA encarregado de uma missão na Coreia do Sul, anos depois. Lá ele conhece uma jovem nobre revolucionária, que deseja lutar pelo seu país em crise. É uma história rica e triste que toca na ferida da invasão japonesa, posicionando-se na transição de eras. Confira aqui a resenha!

Goblin (2017) – VIKI

See ya, never gone my way… Com uma história sobrenatural romântica e comovente, trilha sonora icônica, um bromance e um casal secundário inesquecíveis, Goblin virou clássico. A resenha completa você pode conferir aqui no blog. O curioso é que a protagonista também foi interpretada por Kim Go Eun, que assumiu novamente a posição em “O Rei Eterno”. Sinceramente, achei a personagem Eun Tak insuportável, insistente e infantil, mas quando há uma passagem de tempo, ela melhora bastante. Chorei muito com esse dorama.

Descendentes do Sol (2016) – VIKI (passou na Loading, dublado)

Oh, everytime I see you… Mais uma trilha sonora impecável para a lista e cenários lindos em Uruk (um local fictício inspirado no Iraque) – cujas filmagens foram feitas na Grécia e em locais remotos da Coreia do Sul (Taebaek, Gangwon, Paju e Gyeonggi). A história, com o protagonismo da Song Hye Kyo (de A Lição) é sobre o envolvimento de um militar e uma médica em uma missão de paz especial no país após uma série de desencontros. Ação, sequestros, vilões internacionais, romance, dilemas, cenas icônicas aos montes, bichos de pelúcia característicos da série e casais secundários que o público acaba gostando mais do que o principal. Tudo característica de uma história de Kim Eun Sook. Confira a resenha aqui.

Herdeiros / Heirs / Inheritors (2013) – Star+, Viki

In your eyes, in your mind. SarangiOh oh oh…LOVE IS THE MOMENT. Quem nunca assistiu Herdeiros? Por mais dramalhão exagerado e criticado que seja o roteiro, Heirs carrega uma nostalgia de respeito: foi o primeiro dorama de muita gente, a porta de entrada para esse buraco sem fundo chamado Drama Land. A história de uma garota bolsista de uma escola cheia de herdeiros que se apaixona pelo garoto da casa na qual sua mãe trabalha (Lee Minho) após conhecê-lo por acaso no exterior e o beija de olhos abertos.

 A dignidade de um cavalheiro (2012) – Viki e Apple TV

A história é sobre quatro amigos que chegaram aos 40 anos mantendo uma amizade muito forte e ainda com desafios no amor. É uma história que foi muito recomendada por aqui nos comentários, tratando-se de uma trama sensível sobre amizade e romance na vida adulta. Do Jin é um engenheiro mulherengo playboy que tem a vida mudada quando encontra Yi Soo, uma professora que tem o amor não correspondido por um dos homens do quarteto (Tae San, um sócio na empresa de arquitetura bem certinho), que é apaixonado por sua colega de quarto. A colega de quarto, por sua vez, é uma mulher imatura e interesseira. O terceiro membro do grupo, Jung Rok, é o único casado, mas casou-se por interesse e é infiel. Por último, o advogado Choi Yoon, que é viúvo e ainda sofre por perder a esposa.

Secret Garden (2010) Viki.

I baramgateun sarang I geojigateun sarang… Quem assistiu lembra da voz do protagonista de Pousando no Amor (2020) cantando essa música, afinal Hyun Bin é o mocinho da série. Jardim Secreto é clássico dos clássicos, também a razão para muitos dorameiros convertidos pela história padrão do CEO arrogante que troca de corpo com uma linda dublê pobre cheia de personalidade e que causa inveja na atriz principal da série na qual trabalha. Toque subliminar, comédia escrachada, vilões, romance delicioso, homem rico x mulher pobre, e uma história em passo lento. Os ingredientes de um “drama raiz”.

Que tal conhecer trabalhos de outras autoras incríveis do mundo dos doramas?

5 comentários

  1. Você não citou A dignidade de um cavalheiro que está no Viki e nem os dois que , junto com Lovers in Paris, compõem uma trilogia: Lovers e Lovers in Prague. City Hall também é dela.

    Curtir

      1. A dignidade de um cavalheiro é mais recente que Secret garden, está no Viki e é imperdível!

        Curtir

      2. A dignidade de um cavalheiro é mais recente que Secret garden.
        Vi que vc fez um resumo, mas confundiu a história com outra. Os 4 homens têm profissões diferentes: arquiteto, advogado , dono de um café/ restaurante Não me lembro de filho autista.A autora foi muito criativa ao imaginar o primeiro encontro do arquiteto com uma garota: ele passa por ela na rua e sua pasta puxa o fio do vestido dela. Imagine o que acontece!

        Curtido por 1 pessoa

      3. Muito obrigada, Conceição! Vou fazer os ajustes no texto nesta semana 🙂 e colocar na minha listinha pessoal para assistir. Parece um dorama incrível!!! Adorei sua recomendação.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: