Resenhas de Kdrama

Resenha de Celebrity: aparência de dorama de qualidade, mas final é desastroso

Celebrity é uma série da Netflix de 12 episódios que tenta falar do mundo de influenciadores e fazer críticas sobre. Confira uma crítica do dorama, que tem um final fraco e problemas de roteiro.

Celebrity é uma série da Netflix de 12 episódios que tenta falar do mundo de influenciadores e fazer críticas sobre.

O dorama tem seu público quase metalinguístico: começa brilhando em figurinos e visuais, dando uma impressão de ser um excelente dorama, mas se revela raso, fácil de digerir, bom para passar o tempo, e ainda de quebra finge que tem alguma proposta social.

O roteiro da Kim Yi Young (The King’s Doctor, Haechi e outros doramas majoritariamente de época) é instigante em sua vingança. Dá para perceber a veia de teia política que ela traz de suas séries ambientadas em palácios. A estrutura de rainha das redes sociais é parecida com uma corte real e funciona bem no mundo atual.

Logo de cara me lembrou Followers (Seguidores), um dorama também na Netflix, que se passa no Japão, com uma menina que odeia o mundo de celebridades e acaba virando influencer do nada. Gostei muito mais da série japonesa, por ser mais conciso, além de ter um universo bem mais rico. Então fica a dica, também está dublado.

Elenco

Park Gyu Young é a protagonista, Seo Ari. Você provavelmente já a viu em algum dos doramas da Netflix que ela fez: Tudo Bem Não ser Normal, Sweet Home, Romance is a Bonus Book, O Juiz do Diabo) ou a segunda temporada de Squid Game/Round 6. Ela está sendo chamada pelos coreanos de “filha da Netflix”. Seu papel é bem feito, mas no final a personagem vira uma grande interrogação e nem ela consegue salvar a cafonice daqueles últimos episódios.

Lee Chung Ah, que é a “rainha-mor” das subcelebridades nesse dorama, foi a ex-namorada do protagonista de “Porque Esta é minha Primeira Vida“. A personagem é interessante, já que é um ponto de equilíbrio no meio das mocinhas que querem só destruir umas as outras. No entanto, pela falta de desenvolvimento absurda, ela fica em um limbo e praticamente sem final.

O “poderoso” da série é Kang Min Hyuk (De Herdeiros), mas seu papel é tão apagado que não convence, nem o romance com a protagonista, e praticamente não aparece na história – o que não é um defeito, já que ele não faz diferença.

Do grupinho das influencers, todas parecem a mesma pessoa, fúteis e sem personalidade. A Han Eu Ddeum esteve em Apesar de Tudo, Amor, e a Jun Hyo Seong esteve em My Shy Boss e é uma ex-idol do grupo de kpop Secret. Há também algumas participações de famosos da vida real: a Yuqi do (G)I-dle no episódio 8 e 9, como uma investidora chinesa.

Avaliação

Celebrity começa interessante, mas por incrível que possa parecer, mesmo tendo 12 episódios, é extenso demais. Depois de 6 episódios fingindo que é uma live eu já teria saído da transmissão dela. É tudo um roteirinho muito fraco para segurar você nos ganchos de episódios, mas se parar para pensar, não faz sentido. São quantas horas de exibição de exposed? E que internet boa naquele lugar, hein? Ok, isso é o de menos, tem até explicação, mas o que degringola a história de verdade é tentar colocar crime no meio.

A reação das protagonistas sobre uma certa morte é tão estúpida! Poderia simplesmente ter dado 20 minutos de conversa do personagem em questão para criar O MÍNIMO de vínculo com o espectador em vez de jogar assim aleatoriamente. Teria feito tão mais sentido se fosse uma das moças… Mas não. Então temos um drama que ocupa mais da metade da série sobre a morte de um personagem que ninguém se importa e aí de alguma forma vira um makjang de mata-mata, morte falsa, morte verdadeira… O que é isso, Coreia? É fácil assim sumir com as pessoas?

Tem dorama que isso faz sentido, porque os personagens são mafiosos, têm um histórico, uma construção de medo. Aqui parece que dá para encomendar morte dos outros pelo ifood. Mal trabalhado demais.

Outro problema gigante da série é querer trazer um clima “Gossip Girl” para a história, correndo, em dois episódios. O que foi isso? E esse desfecho? A série seria muito boa se o foco Gossip Girl fosse desde o começo e somente esse, então envolvesse aquela outra pessoa para contar a história. Fim. Seria lindo. Mas a preguiça da vez é usar tecnologia para justificar furos. Achei horrível.

O pior é que a primeira parte é bem instigante, quando começa a estabelecer seu nome na fama, mas quando começa a entrar um pouco na parte das drogas e da venda de roupas já vai ficando enfadonho. Mesmo assim, é excelente para maratonar, porque é construído para te prender.

A edição também é muito bonita. Tudo é muito vibrante e visualmente interessante. O trabalho de direção artística é bem feito pelo Kim Cheol Kyu, de Flor do Mal. O problema aqui é roteiro e uma construção frágil de personagens, mesmo.

Romance? Nem um pouquinho…

Muita química invertida nesse casal

Além das reações dos personagens que às vezes são risíveis e não fazem muito sentido, o suposto romance da protagonista não convence nem um pouco. Não há tempo de construção para o casal, não dá para captar sentimento de nenhum dos lados, mesmo usando uma desculpa de uma narrativa torta. As decisões que desencadeiam “o grande mistério” são estúpidas e a resolução delas é cartunesca e fora da realidade. Os três últimos episódios são uma noveleira que tenta muito ser profunda e tecer críticas, mas usa as motivações erradas e os ganchos mais fracos para fazer isso, resultando em cócegas no tema.

Com tudo isso, o tom dramático do final acaba se tornando alienígena ao restante. Não parece urgente, não parece convincente… Recomendo Seguidores, também na Netflix, que é bem melhor e tem uma mensagem mais poderosa.

Em resumo, Celebrity é uma série para ver de noitinha com uma janta saborosa para descansar o cérebro. Um vai e vem novelesco de vingança que começa bem e traz uma sensação revanchista em quem assiste, mas depois desanda como um carro no precipício. É interessante e divertida a sua maneira, mas é completamente esquecível.

Quer ver vingança boa? Vai assistir A Lição.

Nota:

Avaliação: 2.5 de 5.

1 estrela pelo visual, 1 pelo início que é bem legal! Meia pelo material maratonável

11 comentários

  1. Não entendi o por que das pessoas não gostarem do drama, eu em específicamente amei, achei o roteiro bem interessante e caprichoso! O drama conseguiu me prender do inicio ao fim, apesar do romance ser bem fraco esse não era o principal tema abordado, mais sim o fato das ” redes socias”. Bem mais cada um tem a sua opinião e direito de interpretar da maniera que quiser!! Mais pra mim o dorama foi excelente do começo ao fim!!

    Curtir

  2. Realmente achei um Dorama que tinha tudo pra ser bem construído,mas a partir do terceiro episódio já achei meio desgastante, fiquei perdidinho da Silva com a live que colocaram no meio. Muitas das vezes já parei pra pensar como é o mundo das celebridades,esse Dorama me fez refletir ainda mais, concordo que somos parte desse mundo deles, afinal, sem nós meros espectadores, não haveria tanto sucesso, idealizamos uma perfeição pra eles,ao ponto de imitarmos tudo o que fazem,sem dar conta do que se passa por trás das câmeras.O que pode haver de por trás de uma selfie cheia de glamour? O que todos as publicações ostentando felicidade plena pode esconder?
    As vezes um dorama como esse está apenas tentando nos alertar que não devíamos gastar o nosso precioso tempo com pessoas totalmente desconhecidas,a muita coisa em oculto por trás de uma vida perfeita.

    Curtir

  3. Eu entendo a análise, pois o dorama deixou alguns pontos sem nó mesmo. Mas discordo em questão que seja um dorama esquecível. Temos primeiro que levar em conta que não são 16 episódios de 1 hora, eles tem pouco tempo para trabalhar os enredos e com o pouco tempo que tiveram eu já achei que conseguiram fazer um bom trabalho. Por mais que ele tenha muitos furos, não podemos negar que a maioria do doramas resolve problemas finais como se fosse a coisa mais fácil do mundo, eu senti isso com o dorama “The good bad mother” recentemente e com muitos outros também. Então pra mim é aí que quando uma obra não acerta tanto tecnicamente, seu valor pesa no outro lado da moeda, uma arte só é realmente vã quando não tem uma mensagem. | Pra mim, Celebrity foi interessante, me prendeu do início ao fim (tanto que eu vi duas vezes), eu não vi tanto necessidade de abordarem mais o casal ou muitas coisas ao redor porque o dorama tinha um único objetivo em seu pouco tempo: Abordar a relação absurda e doentia que vivemos nas redes sociais. E ele fez isso muito bem, na minha opinião. Ele tem uma pegada meio longe e perto demais da nossa realidade, que me lembra Black Mirror (só que bem mais leve rs) O final pra mim foi bem satisfatório, eu gostei muito de todos os temas abordados, deu pra ver que eles correram bastante com o enredo nos últimos dois episódios, mas isso me deu uma certa adrenalina. Eu acho que ele está no mesmo nível de muitos doramas considerados bons (até com mais tempo de episódio), e que não foram bem sucedidos na construção de todos os arcos da história, não é perfeito mas tem seu valor rs. No final das contas não agrada a todo mundo, mas ele foi ótimo em sua mensagem final.

    Curtir

    1. Bom ponto. Acho que o que pesou bastante para mim foi já ter assistido doramas com propostas muito parecidas, mas que entregam melhor. Que bom que mesmo assim esse dorama serve de reflexão para muita gente!

      Curtir

    2. Concordo totalmente, como eu não assisti tantos Doramas ainda pra mim esse é meu prefiro ahaha! Mas agora fiquei interessado em novos ou seja, abriu minha portas.

      Curtir

  4. Impressão que miraram no público que também segue nas redes sociais esse tipo de “perfil/personagens” e para facilitar colocaram uma narrativa rasa e bem fácil de entender , os conflitos são bobos e parecem na maioria das vezes birras sem propósito, os romances não existem , reflexões pra acontecer necessitaria de um olhar mais amplo … Acaba que vc segue em frente porque são poucos episódios , mas não tem nada marcante .

    Curtido por 1 pessoa

  5. Discordo! A série mostra claramente o que acontece na Internet. Não são apenas personagens para ficar assistindo. É para refletir sobre o que tem feito na Internet com seu tempo. Qual seu caráter atrás de um computador e na vida do dia a dia?

    Curtir

    1. Acredito que há séries que fazem essa reflexão de maneira mais interessante E com bons personagens 🙂
      Enquanto série de ficção, não me agradou e enquanto reflexão também achei que ficou bastante no raso.

      Curtir

  6. Sabia que aqui encontraria a razão por não ter gostado do drama. A resenha explica exatamente o que eu senti.
    Achei mtos personagens pra pouco desenvolvimento de quase nenhum, mesmo tendo vários que poderiam ter histórias interessantes para o enredo. Nem o baterista maravilhoso Min Hyuk conseguiu me prender. Uma pena!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário