Resenhas de Kdrama

Resenha de Oh My Ghost: grande história de mistério por trás de comédia romântica

Oh My Ghostess é um Kdrama romântico e sobrenatural que foi ao ar em 2015 pela emissora de televisão tvN, que conta a história de um espírito de uma garota que toma o corpo de uma assistente de cozinha no intuito de viver o tempo perdido e resolver o mistério de sua morte. Essa resenha estava semipronta há anos, mas só agora decidi publicar. Quem sabe não é o momento para você assistir esse classiquinho querido dos dorameiros?

A narrativa é focada em Na Bong Sun (Park Bo Young, de Desgraça a Seu Dispor e Strong Woman Do Bong Soon), uma assistente de cozinha tímida e insegura que tem a habilidade de ver fantasmas desde a infância. Certo dia, ela acaba sendo possuída pelo espírito de Shin Soon-ae (Kim Seul Gi), uma jovem que faleceu precocemente e que, por não ter concretizado seus desejos mundanos, permanece presa na Terra. Shin Soon-ae aproveita a chance de possuir o corpo de Na Bong-sun para experimentar uma segunda oportunidade de vida e buscar o amor.

A série foi dirigida por Yoon Je Won, que tem no currículo obras como High Society, Ho-Gu’s Love e Meloholic. Além disso, também participou de alguns filmes, como Once Upon a Time in Seoul e The Beast and the Beauty. Já o roteiro é assinado por Yang Hee Seung, conhecida por sua contribuição em diversos Kdramas de sucesso, incluindo Fada do Levantamento de Peso e Find Me in Your Memory. Em 2018, a história ganhou remake na Tailândia. Daqui a pouquinho a história vai fazer 10 anos. Dá pra acreditar?

A trama e sinopse

A partir desse ponto, a trama se desenrola principalmente em torno da vida amorosa dos personagens, com ênfase na relação de Na Bong-sun com o chef Kang Sun-woo (interpretado por Jo Jung Suk, de Hospital Playlist). A série também explora a jornada de Shin Soon-ae na descoberta do mistério envolvendo sua morte e na resolução de pendências.

Alguns aspectos da trama deixaram a desejar. A decisão de fazer o espírito, Shin Soon Ae, a segunda protagonista feminina em vez da principal abriu o drama para uma série de problemas. O protagonista masculino se apaixona pela versão possuída da protagonista feminina primeiro, e por causa disso, o espectador se pergunta durante cada interação subsequente entre os dois protagonistas se ele realmente ama Na Bong Sun por suas próprias qualidades ou ama a versão dela possuída pela Shin Soon Ae.

No entanto, o mistério por trás da morte de nossa adorável fantasma manteve a minha atenção até o final. A personagem me levou a refletir, torcer e até mesmo chorar por sua situação – uma protagonista que começa morta.

Elenco

O elenco tem como principal a Park Bo Young, queridinha de Strong Woman Do Bong Soo, Desgraça a Seu Dispor e Abismo Mágico, além do filme A Werewolf Boy.

Seu par romântico é Jo Jung Suk, conhecido por seus papéis em Hospital Playlist, Jealousy Incarnate e The King 2 Hearts.

Kim Seul Gi, que interpreta o papel da fantasma,fez Splash Splash Love, Find me In Your Memory e Descendants of the Sun. Gostei especialmente do papel da fantasma, que era quem me encantava mais na tela. No entanto, as motivações da personagem no início do show se resumem a uma coisa: dormir com alguém. Quando ela tenta seduzir Seon Woo e ele rejeita suas investidas, ela continua insistindo, o que chegou a ser desconfortável para alguns espectadores.

O que deixou a desejar?

O ritmo por vezes pendia para o monótono. A dinâmica do restaurante, por exemplo, parece ter sido pouco explorada e, em algumas partes, o motor da história parece diminuir quando a série se concentra apenas no ambiente da cozinha.

Senti uma discrepância entre a interpretação por cada atriz. Não parecem a mesma pessoa. A versão da fantasma incorporada de Park Bo Young trazia uma ênfase exagerada nas tensões sexuais, enquanto a fantasma interpretada por Kim Seul Gi possuía uma tristeza profunda que me cativou mais. Não era um ato puro de comédia.

A “fantasma” incorporada é uma “tarada”. Seus avanços são desconfortáveis, forçados e duram muitos, muitos episódios. Ela assedia o chef e cria momentos que pouco lembram da personalidade travessa interpretada pela outra atriz.

Entretanto, a combinação de todos os elementos resultou em uma série bastante satisfatória.

Vale a pena?

Apesar dessas falhas, Oh My Ghostess oferece uma das melhores subtramas de suspense e crime dentro de um drama que se propõe a ser apenas uma comédia romântica. Há um clima sombrio, um vilão perturbador e um ambiente de injustiça que perpassa toda a série. Embora a comédia possa ser excessiva para quem busca suspense, a trama se mostra surpreendentemente densa e interessante para quem procura romance.

Considerando tudo isso, acredito que seja um bom título. A trama consegue balancear com habilidade a comédia romântica, suspense e fantasia, mantendo a história interessante (mesmo com o ritmo mal distribuído) até o final. Provavelmente não vai incomodar quem está acostumado a maratonar dramas.

Avaliação: 3.5 de 5.

1 comentário

  1. Adorei a resenha, como sempre! Assisti esse dorama na Netflix já faz um tempo e me diverti muito com ele, ler a resenha me deixou nostálgica e com vontade de ver novamente. Obrigada Juliana!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário