Dicas de séries coreanas sombrias para ver depois de Parasita (2019)

Após tantos críticos especializados atestarem a qualidade de Parasita, pensei que uma review pouco acrescentaria nesse universo, por isso, pensei em indicar séries que possuem um clima irreverente, sarcástico e com crítica social que remeta ao filme vencedor do Oscar. Seguem:

Mother (2018)

Mother é uma adaptação sul-coreana do dorama de mesmo nome lançado em 2010. A história fala sobre uma professora fria e pragmática (Lee Bo Young, de “I Can Hear Your Voice”) que se compadece com os abusos sofridos por uma aluna (a fofíssima Heo Yool) nas mãos de sua mãe (Go Sung Hee,atriz de “Holo”) e, por absoluta falha do Estado, decide sequestrá-la e tornar-se sua mãe. O clima da série não possui os tons de humor de Parasita, mas é recheado de crítica social. Aqui as mulheres são as personagens predominantes, cada uma sendo vítima em algum grau de machismo e mesmo as mais aparentemente vilanescas possuem motivos para agirem daquela maneira. É uma jornada sensível com uma protagonista moralmente questionável, que por sua vez também tem um passado sofrido. É sobre os ciclos contínuos da criação.

Meu Senhor / My Mister (2018)

Este tem resenha completa no blog. Estrelando o próprio ator do senhor Park (Lee Sun Kyun) e uma performance brilhante da idol IU, temos uma história nada humorística, mas com um clima denso, com cores frias e um retrato humano de personagens com vidas infelizes em cenários distintos. Também toca no tema do que o poder ou a busca por ele pode fazer com as pessoas, mas traz um tom de redenção e aprendizado sobre a dualidade do ser humano.

Sky Castle (2019)

Mais próximo de Parasita enquanto sátira e um deboche dramático das regras da sociedade, Sky Castle (veja a resenha completa no blog) tem personagens caricatas duas caras e cheios de hipocrisias e dilemas morais. É semelhante nas piadas corrosivas, mas aqui é focado no sistema educacional coreano. Existe também um retrato das diferenças sociais e como o ser humano, independentemente de sua origem, é corrompível pelo poder e faz com que a propagação das humilhações e hierarquia seja validada mesmo quando ele mesmo já esteve em situação inferior. Inclusive, o núcleo familiar dos Park poderia facilmente ser uma das famílias residentes do condomínio Sky Castle.

Itaewon Class (2020)

Deboche, deboche, deboche, ousadia, cenas surreais (no sentido artístico da palavra). Itaewon Class tem um clima de afronta ao sistema e aos roteiros tradicionais. É por vezes assustador, emocionante, dramático, mas também engraçado. Muitos diálogos são significativos e te fazem pensar. Os personagens são excluídos da sociedade, lutando por revanche e constantemente apunhalados por suas realidades. Parasita é bem mais pessimista nesse sentido, mas as críticas por meio de sequências de cenas chocantes em apenas dois episódios diz a que veio esse drama disponível no Netflix. (Confira a resenha)

Por último, se você ainda está em dúvida se deveria assistir Parasita, veja se gostou de qualquer um desses dramas e vá em frente! Pensou em mais algum drama legal para indicar? Fale nos comentários.

Um comentário em “Dicas de séries coreanas sombrias para ver depois de Parasita (2019)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: