Primeiras Impressões Resenhas de Kdrama

Fiel ao Amor: conselheira amorosa leva fora em dorama de comédia romântica

Bora! Deborah é um kdrama na PrimeVideo sobre uma conselheira amorosa que acaba sendo traída e tem a reputação destruída. Tem 14 episódios sem dublagem que foram bem difíceis de assistir e não deve ter segunda temporada, seguindo o padrão de doramas.

A trama simples tem uma premissa saborosíssima: uma mulher referência como coach de relacionamentos sofre por um término difícil e acaba encantando um homem que a detesta por seus conselhos e que por sua vez também levou um fora. O roteiro é de A Kyung, mas não há registros de trabalhos anteriores que pude encontrar. A série possui dois diretores: Lee Tae Gon ( do bom Hello, My Twenties, mas também da desastrosa sequência) e Seo Min Jung, que também não conheço. Só por aqui eu deveria desconfiar que tinha potencial para ter algo de errado na série.

Elenco

Sou fã da Yoo In Na declarada e por ela resolvi apertar o play, mas não foi tarefa fácil. O dorama é arrastado, os personagens masculinos, detestáveis, e infelizmente ela não consegua carregar tudo nas costas, porque tem vários núcleos ruins paralelos com personagens pouco carismáticos.

Um ponto positivo da série é a irmã dela (Kim Ye Ji, de Rookie Cops e Senhor Rainha), que parece ter uma relação bem verdadeira.

O crápula do ex-namorado é o Joo Sang Wook (de Alquemia das Almas) e o hater atual é o Yoon Hyun Min (Holo, Meu Amor).

Ela também tem uma melhor amiga, interpretada pela Sojin (do grupo de Kpop “Girl’s Day” e do dorama Alquimia das Almas).

O que o dorama acerta

Yoo In Na é um acerto. Ponto. Mesmo na personagem escrita de forma repetitiva sofrendo por mais de seis episódios seu término, dá para simpatizar com ela em seu pior momento, e também em seus melhores. Ela é fofa naturalmente, muito carismática e belíssima. Porém, o roteiro é capenguinha e só sua atuação não consegue segurar todo o dorama nas costas. A relação com a irmã é boa, gerando uma identificação familiar de situações corriqueiras.

Os figurinos e o visual são bonitos, e o crápula do ex também é bem feito. Gostei da dor da protagonista diante do término, mas isso é só porque sou fã da atriz. Na verdade a situação vai ficando um pouco irritante e dá vontade de dar um sacode nessa mulher, e demora para algum personagem fazer isso por ela. Lá pelo episódio 6 eu já não aguentava mais ver Deborah chorando, mas foi condizente com um término desses.

Quando o protagonista masculino a acolhe é bem bonitinho! É legal vê-lo saindo daquela posição de macho ofendido e começar a ser gentil com ela. Também tem cenas bem inusitadas e engraçadas (como a do caminhão de lixo). O beijão é super bem dado, também. Vale a pena.

O que o dorama erra

O protagonista principal não convence no começo e não gera muita química, mas vai melhorando aos pouquinhos. Inverter os papéis talvez tivesse sido melhor. Para piorar, para durar 14 episódios, tem muitos núcleos pouco interessantes (alguém aqui se importa com o núcleo da revista?). Eu gostaria de ver o foco 100% na In Na e assim talvez tivesse conseguido acompanhar melhor o luto do relacionamento com ela.

Os cortes de direção são esquisitíssimos às vezes. Por exemplo, cenas longas com silêncios para preencher espaço, ou edições de uma cena para a outra que continuam intercalando, mas com pouca liga (cito aqui o protagonista no carro, enquanto escuta a gravação do programa da Bora. Poderia ter mostrado toda a gravação e depois cortado para a reação dele de uma vez. Achei a edição estranha).

A série demora MUITO para engajar. São dois episódios só para o dorama “começar”. E só começa a ficar interessante lá pelo 6, quando você começa a se apegar ao casal. Mas olha, perrengue viu…

P.s.: o que aconteceu com o dinheiro da Deborah? Ela conseguiu recuperar? Roteirista esqueceu de contar.

Spoilei o beijo porque é bonito demais da conta e quaaase faz valer

Por fim…

Insisti e insisti MUITO, mas larguei a toalha. É sofrível até de ver pulando, embora tenham situações reais de casais apresentadas de um jeito pouco convencional dos doramas, falta ritmo. Não tem muitos motivos para dar play nisso aqui, a não ser que o PrimeVideo seja sua única forma de ver doramas e você queira uma comédia romântica com esse tema de haters to lovers, término de relacionamento e conforto, ou você seja fã da Yoo In Na – como foi meu caso. Porém, há doramas melhores para investir seu tempo.

Avaliação: 2.5 de 5.

Recomendo outra comédia romântica gostosinha e fofa com a Yoo In Na: Touch Your Heart – mas também não espere um dorama incrível, só é fofo mesmo.

1 comentário

Deixe um comentário