O mundo dos doramas está cada vez mais cheio de títulos e o nosso tempo, cada vez mais curto. Por isso, vou compartilhar com vocês dicas que eu utilizo antes mesmo de começar a ver um dorama para avaliar se pretendo investir meu tempo. É claro que às vezes a gente pode se surpreender positivamente, mas estes são os sinais que me fazem suspeitar que um dorama não vale meu tempo:

1- “Já vi isso antes”: quando a trama é muito óbvia e não apresenta nenhuma surpresa ou reviravolta na sinopse, pode ser um sinal de que a história não é bem desenvolvida e seja muito previsível, ou, pior: cheia de estereótipos ultrapassados e preconceituosos. Por outro lado, há clichês deliciosos que, se trabalhados de forma criativa ou mesmo com empenho e paixão, são bem aproveitados.

2- Elenco composto somente por atores desconhecidos: aqui não é sobre ser avessa a novos talentos, que podem realmente surpreender, mas por que será que nenhum ator de peso quis participar desse projeto? Pode não ser sempre o caso – afinal sabemos que atores renomados requerem grandes orçamentos, que é uma lógica baseada em capital, não em criatividade -, mas às vezes isso pode indicar problemas graves no roteiro ou condições de trabalho antecipados por artistas mais experientes. Lembrando, mais uma vez, que a escolha de elenco também pode ter sido influenciada por questões financeiras, uma vez que atores famosos exigem maiores investimentos.

3- Histórico do diretor ou roteirista: se o diretor ou roteirista do filme têm um histórico de filmes ruins, isso pode ser um sinal de que o dorama atual também pode ter problemas de inconsistência. Cada projeto é uma nova chance de melhorar, tendo uma exceção à regra, mas o histórico é um elemento que vai ajustar minhas expectativas.

4- Data de lançamento: se o dorama é lançado durante uma temporada de produções fracas ou se coincide com outros grandes lançamentos, isso pode ser um sinal de que o estúdio não tem muita confiança na qualidade do produto. Ninguém quer “queimar cartucho” e lançar na mesma época de um dorama classe A super esperado das irmãs Hong ou da Kim Eun Sook, a não ser que esteja disposto a competir diretamente. A data de lançamento indica as expectativas e apostas do estúdio no desempenho do dorama.

5- Mesma cena postada nas redes sociais: se aquele recorte engraçadinho é a única cena interessante que a equipe de mídia conseguiu destacar do dorama inteiro, talvez aquela série não seja tão legal assim – e se a única cena que está sendo postada já não for lá essas coisas, é um sinal pior ainda. Se o dorama depende muito de uma cena específica postada para promovê-la, pode ser um sinal de que o resto não é tão envolvente ou uma tentativa de esconder problemas.
6- A série tem muitos produtores executivos: se uma série tem muitos produtores executivos (figuras de liderança criativa), pode ser um sinal de que há muitas pessoas tentando dar opiniões diferentes sobre o projeto, o que pode levar a uma história sem pé nem cabeça, com mudanças bruscas no desenvolvimento. O mesmo vale para temas “simples”, como uma comédia romântica light, com vários roteiristas, especialmente em adaptações, que vão ser muito alteradas em relação ao material original.
7- Dorama muito parecido com outro de maior sucesso: se a série parece muito similar a outras que já foram produzidas – especialmente se vierem logo depois de um sucesso muito proeminente de algum super dorama famoso, pode ser um sinal de que a trama será repetitiva e sem graça ou, pior ainda, seja uma tentativa de surfar na onda de algo que já deu certo e fez muito sucesso, de acordo com a tendência do momento (exemplo: a explosão de “doramas de robô” depois de “Zettai Kareshi”, ou de “secretárias” depois de Secretária Kim). Geralmente a história é só um requentado de outro dorama que fez sucesso, na tentativa de pegar carona com uma história superior, porque “é garantia de sucesso”.
8- Hype excessivo “do nada” em uma série desconhecida: pode ser que a equipe de marketing esteja tentando compensar um material péssimo com muita, muita propaganda. O objetivo pode ser criar uma expectativa artificialmente alta para compensar uma qualidade inferior da série em si. Isso pode incluir trailers enganosos, campanhas publicitárias massivas e estratégias de divulgação exageradas. Até mesmo a presença de um monte de atores (e idols) conhecidos que o público ama pode ser só uma tentativa de compensar o roteiro horrível e fazer os fãs engolirem qualquer coisa por um rosto conhecido. O efeito rebote pode ser devastador para sua experiência: o hype lá em cima não compensa o material que você vai assistir e o dinheiro do marketing e da contratação bomba poderia ter sido investido na história.

9 – Efeitos especiais capengas: quando os efeitos especiais são mal feitos e não convencem, pode ser um sinal de que a produção não tem um bom orçamento ou não investiu adequadamente na pós-produção. Nos doramas, geralmente não me importo com essas questões, especialmente se o foco do dorama NÃO é a fantasia ou se o contexto é até proposital (por exemplo, doramas wuxia e de fantasia chineses, que são estilizados de seu jeito particular). Isso não desqualifica um dorama, de forma nenhuma, mas se for uma trama que dependa de CGI para funcionar, então pode ser que dê uma quebra na imersão e algo que pretendia ser SÉRIO fique engraçado.

10- Trama muito longa ou muito curta: quando a trama é esticada demais, com muitos episódios desnecessários, ou é muito curta e não desenvolve bem os personagens, pode ser um sinal de que o roteiro foi mal planejado. Na Coreia do Sul são desenvolvidos episódios para cumprir as temporadas por estação. Isso muitas vezes faz com que doramas se estiquem desnecessariamente por 16 episódios, quando poderiam ser apenas 12 ou um filme, ou que corram em 12. De toda forma, tramas muito simples com muitos episódios são um sinal de mau planejamento. Para mim, um bom dorama me prende desde o começo e me faz esquecer o número de episódios.
E você? Qual sinal de alerta te afasta de um dorama?
Por gentileza fale quais os doramas dos gifs 3 e 4. Os demais eu consegui identificar. Obrigada.
CurtirCurtir
Olá! Os Gifs 3 e 4 são de “High Society” e “Absolute Boyfriend” respectivamente
CurtirCurtir
Eu acho que a maioria das coisas que vc colocou tem um certo sentido. Mas tudo é uma questão de gosto. Eu acho que dorama faz sucesso por uma questão de empatia. Quando quem está assistindo se enxerga naquele personagem ou naquela narrativa. Mas parabéns ,achei bem legal.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo também que depende de empatia. Conheço uma pessoa que não gostou de “Pousando no Amor” e “Something in the Rain”, o que para mim é um absurdo…
Em doramas que eu não gostei ultimamente por achar muito lentos e com finais, pra mim, sem uma conclusão muito agradável…” Investimento de Risco” , ” O Bonde” e um mais antigo que não gostei foi “Love Alarm”. Os outros muitos que já assisti gostei muito. Adorei, distrai bastante!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza passa por aí! A identificação com os personagens e nossas vivências mudam o jeito que a gente assiste às séries!
CurtirCurtir
Oiii. Coloca uns exemplos, por favor!
Eu sou a rainha de começar dorama ruim kkkk
CurtirCurtir
Se vc prestar beeem atenção nos gifs eu já dei exemplos ehhehehe rsrsrsrs. Porém, sendo bem aberta: Temperature of Love (muitos episodios), Heavenly Idol (muito mkt), Bride of Habaek (tentou ir na onda do goblin), Love alarm (muitos roteiristas) e assim vai
CurtirCurtir