Listas

9 doramas e filmes asiáticos com personagens autistas

O mundo dos doramas tem protagonistas ótimos com Transtorno do Espectro Autista. Vários desses doramas sobre autismo têm sensibilidade e são excepcionais em ter umá ótima trama e personagens interessantes.

(Uma Advogada Extraordinária) Gif: @mostlykdrama

Uma Advogada Extraordinária (2022): a adorável advogada Woo Yeon Woo é a protagonista deste dorama de escritório da Netflix bem fofinho que estreou este ano. Ela é a advogada novata contratada de um grande escritório e deve enfrentar desafios a cada caso. Ela é apaixonada por baleias, tem dificuldade de relacionamentos, comportamentos repetitivos, dificuldade de olhar nos olhos, não gosta de toque e barulho. Há muitos detalhes em sua construção e, como ela é a protagonista, temos várias áreas abordadas, como carreira e interesse amoroso.

A Caminho do Céu (2021): uma série brilhante sobre o luto (leia uma das melhores resenhas que eu já fiz). O protagonista desta série, Han Geu Reu, que é apaixonado por peixes, possui Síndrome de Asperger, que é como se chamava antigamente o TEA de grau leve. Ele não tem atraso na fala, consegue se comunicar bem e seus comportamentos repetitivos são leves.

(A Caminho do Céu) @kdramaxoxo

Tudo Bem Não Ser Normal (2020): neste dorama que aborda saúde mental em vários aspectos, conseguimos até enxergar o mundo através do olhar de Sang-Tae, o irmão do protagonista, em uma bela cena colorida musical emocionante. Ele possui uma paixão por dinossauros, comportamentos repetitivos, dificuldade de reconhecer reações emoções faciais e segue regras muito rígidas. Uma das belezas desse kdrama é que a relação de Sang Tae com o irmão e o mundo é fundamental em toda a trama. Sua participação não é figurativa, sendo retratada com muitos detalhes. (Confira aqui a resenha)

Innocent Witness (2019): Jiwoo, uma garota autista colegial é a única testemunha de um crime e precisa ajudar um advogado de defesa no caso aparentemente perdido. O filme foi bastante elogiado na época por desenvolver bastante a personagem e tratar com sensibilidade o TEA.

(Tudo Bem Não ser Normal) @trendingkdrama

Detective Sweet (2016): série chinesa que tem como protagonista uma garota autista que ganha superpoderes depois de um acidente e os usa para ajudar a investigar casos na polícia.

Um Chance de Vida / Good Doctor (2013): Você sabia que a super série americana The Good Doctor é, na verdade, um remake desta série coreana? A história é sobre um médico genial do espectro autista que precisa enfrentar a desconfiança de pacientes e de colegas sobre seu trabalho. O melhor de tudo? Entrou na Netflix em julho de 2022.

Lovable (2011): um filme sobre Dasul, uma menina de 9 anos do espectro autista em grau severo que mora com a avó, que vende lulas, e o tio alcoolista. Aqui o TEA é chamado de síndrome de savant, que era a nomenclatura antiga para o grau avançado.

(Inoccent Witness)

Marathon (2005): um filme sobre um menino do espectro autista que foi criado por uma mãe superprotetora. Ele é apaixonado por animais e gosta de correr. A produção retrata alguns estereótipos das pessoas em relação ao autismo, como achar que todos são bons em matemática.

Hikari to Tomo ni… Jiheishou-ji wo Kakaete (2004): dorama japonês baseado em um mangá josei, é focado na descoberta de uma jovem mãe de um menino com TEA e os desafios que a família encontra. Possui ótimas avaliações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: