[RESENHA] Love O2O: Amor online

Imagem retirada do Soompi. Aqui temos uma parte do elenco dentro e fora de seus avatares.

Bei Wei Wei (Zheng Shuang) é uma brilhante aluna de TI que descobriu nos jogos online (de MMORPG, mais especificamente), seu objetivo para o futuro: ser uma desenvolvedora de jogos. Além de ser uma referencia de dedicação aos estudos, ela também tem carisma e é considerada uma das beldades do campus universitário, sem nem ao menos ter competido por isso. Na vida online, ela é conhecida como Luwei Weiwei e um mistério para os outros jogadores, pois como nunca compartilha fotos no fórum, todos ficam se questionando como é o rosto de uma jogadora tão habilidosa como ela. Logo começam a elencar duas hipóteses possíveis: ou é muito feia ou é um homem jogando de mulher.

Xiao Nai (Yang Yang) é o homem mais famoso de todo campus da universidade e um orgulho para o curso de TI. Em seu último ano de graduação, ele coleciona admiradores e não existe uma jovem estudante que não tenha o mínimo de afeto e/ou amor platônico para ele. Além de ser lindo e inteligente, ele também é extremamente habilidoso no basquete e na piscina. O que não imaginam é que Xiao Nai também possua uma vida online, com o nome de usuário Yixiao Naihe. Naihe é, simplesmente, o top 1 do servidor da capital dentro deste jogo.

Um belo dia, Xiao Nai nota Weiwei jogando uma partida pvp (player vs player) dentro de um café. Esta é a primeira vez que uma garota consegue captar sua atenção e nem foi pela beleza, mas sim por sua precisão e agilidade para atacar dentro de um jogo. A partir de então, Naihe procura por Luwei dentro do jogo para que formem uma dupla através do casamento e consigam evoluir dentro do servidor.

O casamento online é uma mera conveniência com mútuo benefício, mas com o tempo, a química deles parece ultrapassar as telas dos computadores.

Esta é a premissa dessa novela chinesa de 2016 que fez muita gente se apaixonar pelo ator Yang Yang. Esta resenha conterá muitas opiniões positivas e negativas sobre a novela e com alguns SPOILER. Portanto, cuidado se quiser continuar lendo!

Se quiser saber mais sobre os personagens, diretamente, e não apenas minha visão crítica sobre os elementos da trama, procure pelo tópico “Os Personagens“!

Bei Wei Wei e Xiao Nai

A ABORDAGEM VISUAL COM A PRESENÇA DO ESTILO WUXIA

Dentro do jogo: YiXiao Naihe e Luwei WeiWei

Love O2O foi a primeira novela chinesa com temática contemporânea que eu vi. Como amante de novelas coreanas, confesso que a quantidade de episódios que as novelas chinesas, geralmente, possuem e o tempo de cada episódio me deixam um pouco preguiçosa e assustada para ver. Por isso mesmo é um pouco mais difícil de assistir. Mesmo assim, minhas experiencias anteriores foram com novelas históricas, com estilo wuxia: Princess Weiyoung e General and I. Love O2O foi uma experiencia nova, mas que também teve um jeito interessante de abordar.

Não vou falar como uma expert ou com dados comprovados. Estou aqui apenas como uma leiga observadora de catálogos de novelas, seja no viki, na netflix ou no kingdom fansub: o número de novelas históricas, envolvendo o estilo wuxia me parece muito popular para este público do que novelas de vida comum.


Os produtores de Love O2O tiveram um planejamento muito interessante para manter um estilo tão tradicional entre eles numa história que tinha tudo para ser um “slice of life”. O wuxia está presente na vida online, onde existe uma sociedade paralela em que pessoas normais se transformam em heróis e heroínas combatendo toda sorte de monstros e vilões. E cada batalha trazia um pouco desse estilo com efeitos visuais bem comuns nas novelas de época.

Acredito que tenha sido uma forma inteligente de agradar o público tradicional dentro de um contexto de história mais realista.

Com o tempo, as cenas dentro do jogo ficam cada vez mais escassa e eles focam mais na vida offline, no desenvolvimento dos personagens. Claramente existe um tempo de transição e adaptação para que as pessoas acabem mais instigadas a ver o que acontece no offline e não apenas no online.

Muito embora eu não seja uma grande amante deste estilo, acho que foi um ponto positivo!

OS RELACIONAMENTOS ONLINE

Os personagens de Love O2O jogavam um MMORPG chamado “A Chinese Ghost Story” (não sei se por coincidência ou não, também é o nome de um filme de 1987). O MMORPG, como seu nome diz, é um estilo de jogo que permite que múltiplos jogadores criem seus personagens online e que simulem a vida dentro de um mundo virtual dinâmico. Alguns exemplos são: Ragnarok, World of Warcraft, Neverwinter, Guild Wars 2, Lineage II etc.

MMORPG: Massively Multiplayer Online Role-Playing Game. Na imagem, World of Warcraft

Dentro deste universo do jogo era estimulado a criação de casais. Quando os jogadores formavam pares, eles ganhavam missões com maiores recompensas. E quando duas pessoas se dispõe a ficar tanto tempo juntos, não é raro que o interesse do jogo acabe se tornando uma amizade entre as pessoas – não apenas entre os personagens – e, mais ainda, um romance. E a história da novela acabou demonstrando isso, pois existiram, pelo menos, tres casais dentro do jogo que se concretizaram fora também. Dentre eles, o casal protagonista, como não podia ser diferente.

Também retrata um pouco como as amizades são criadas lá dentro. Independente da distancia física que separe as pessoas, todos estão conectados. E se um amigo deixa de entrar com a frequência de costume, já é motivo para ansiedade e preocupação, pois parece que algo deu errado com a pessoa. Não é diferente da preocupação que nutrimos por amigos reais, que convivem conosco todos os dias.

A amizade online realmente é um sentimento poderoso e cada vez mais comum e frequente na nossa geração. Isso é inegável.

Do meu ponto de vista, esse tópico da história também retrata os novos tipos de relacionamentos. Com cada vez mais jovens jogando e passando o tempo nas telas, o estímulo do jogo para que casais fossem formados, ganhando mais missões e xp, também podia ser uma forma de aproximar para relacionamentos românticos offline. Lembrando que é uma história de uma sociedade cujo pensamento sobre romance e amor é diferente da nossa cultura. Por isso, talvez, existisse ali uma mensagem sobre a sociedade contemporânea da China.

Invictus Game foi a campeã Mundial de League of Legends em 2018.

E só para se ter uma ideia de como eles são amantes dos jogos online, em 2018, um time chines conseguiu desbancar a soberania sul-coreana e venceu o campeonato mundial de League of Legends. Além de ser o maior campeonato de todas as regiões (LPL tem jogo quase que todo dia, praticamente). League of Legends não é MMORPG, mas é apenas uma gota deste vasto oceano dos jogos online.

A PRESENÇA DAS MULHERES NA TRAMA

Somando o elenco principal e o de apoio, o número de personagens masculinos e femininos foi surpreendentemente parelho. O tempo de cena, contudo, deu uma desbalanceada. Não existe muita novidade do que se vê geralmente.

Contudo, algumas questões dentro da história se provaram positiva e até mesmo um pequeno avanço na imagem que se tem da mulher na sociedade. E ainda que pequeno, qualquer avanço já vale. Apesar dos pontos citados a seguir se concentrarem apenas na personagem principal, já me parece muita coisa, num mundo onde constantemente temos que nos provar. Isso foi representado em Bei Wei Wei.

Em sua vida real, ela era incontestavelmente uma beldade. Ficava em segundo lugar no ranking da beleza, perdendo apenas para uma das “vilãs” da história, Meng Yiran (Mary Ma). Mas isso não a limitava, na verdade era uma característica secundária no modo como ela se apresentava para os outros. Bei Wei Wei preferia ser reconhecida por sua inteligência, sua visão no mundo do TI, por seus esforços e pela habilidade de pechinchar muito bem (é sério!). Tanto era um fato que dentro do jogo, ela se recusava a participar de encontros do grupo, muito menos em compartilhar sua foto. Para ela, o foco era evoluir o nível.

Weiwei plena ganhando sua xp

Infelizmente, isso ficou um pouco aquém para as outras personagens. As amigas dela também faziam TI, mas não conseguiam se destacar como uma grande referencia. Zhao Er Xi (Mao Xiao Tong) era a melhor amiga da personagem principal, mas acabou sendo muito caricata e atrapalhada, vez ou outra sendo uma mera sombra. Em dado momento da história, isso também vira um atrito entre elas, mas achei que pesaram um pouco na mão para a Er Xi.

Um bebezinho desses merecia um plot melhor!

Fosse pelo curso escolhido ou pelas habilidades de jogo, ficou evidente os preconceitos e pressões que existem na mulher que acabam caindo em estereótipos: se é inteligente, não é bonita; se é boa no jogo, é feia ou é homem. Bei Wei Wei conseguiu quebrar todos esses argumentos.

Por outro lado, o núcleo de mulheres “rivais” foi maior do que das amigas. E nestas personagens de apoio, caía todo o estereótipo das mulheres invejosas. Weiwei tinha muito mais inimigas do que amigas e o motivo não era outro senão recalque por ser quem era. Por isso eram personagens bem cansativas que não tinham nada a acrescentar, além muita vergonha alheia.

CLICHÊ ROMÂNTICO?

O casamento que começou por conveniência online, inevitavelmente saiu para a vida real. Xiao Nai era um homem de parâmetros muito elevados que não combinava de jeito nenhum com os estereótipos forçados de mulheres bonitas com intenções ruins, sem conteúdo a acrescentar. Com Bei Weiwei, ele acabou formando aquele casal perfeito e incontestável.

Em muitas novelas, isso acaba sendo chato pelo modo como é retratado, mas Love O2O tem um jeito diferente de apresentar isso. Apesar de Xiao Nai sempre estar disponível e protegendo Weiwei, eles pareciam ter um limite de responsabilidade.

Eles sabiam até onde conseguiam sozinhos, sem precisar do outro e quando o apoio era necessário. Isso acabou ocorrendo de modo orgânico, ao meu ver. Superar os próprios desafios parece importante para eles, como se fosse necessário sentir a constante evolução intelectual e social que passavam.

No entanto, sempre que precisavam de um apoio ou de afeto, eles estavam ali, presentes.

O ponto mais interessante de todos foi que eles saíram do clichê da briga de casal. Tem uma cena, durante as férias de verão, que a Weiwei foi passar em sua casa e a mãe dela comenta sobre uma novela que estava vendo. Ela se questionava como era possível que o casal principal nunca tivesse nenhum tipo de desentendimento. Como era possível manter a audiência assim? Pois isso pareceu até um pequeno aviso de que o LoveO2O teria essa premissa.

Co”Eles não precisavam passar por certos desentendimentos e se separarem algumas vezes antes que ficassem juntos?”. A resposta é NÃO!

O casal principal simplesmente não briga! São diversas tentativas de separá-los, algumas vezes até dá a impressão de que vão brigar sim, principalmente pelas caras que Xiao Nai faz. Porém, tem uma frase que acabou com qualquer argumento para aqueles que tentavam separá-los.

Eu compartilho da pergunta da mãe! Porém, fiquei positivamente surpresa com essa ausência do clichê das brigas. E Xiao Nai com essa resposta, mostra a confiança que tinha em Weiwei. O curioso é que nunca testavam a confiança dela em Xiao Nai, sempre era a confiança DELE, como se fosse muito mais provável que ela fosse capaz de trair do que o contrário.

E mesmo assim, ele era resoluto em sua resposta.

Confiança é o sobrenome dele.

OS PERSONAGENS

Depois de tanta coisa que esse dorama me fez pensar, eis aqui um pouco do perfil dos personagens:

Bei Wei Wei

Interpretada por Zheng Shuan (Jade Lovers, Youth Fight) , Bei Wei Wei é uma jovem universitária com muitos talentos e predicados: inteligente, carismática, empática, solidária, altruísta e…bonita. A beleza não é o que importa para ela, mas sim o seu conteúdo. Viciada no jogo online, ela é uma das melhores jogadoras do servidor e gasta todo seu tempo livre nas missões para elevar seu nível. Offline, ela é uma amiga muito bondosa, mas é capaz de revidar o mal que fazem para aqueles que lhe são caros.

Xiao Nai

Yang Yang ( The Whirlwind Girl, Martial Universe) deu a vida a Xiao Nai, um veterano de TI, presidente de uma empresa criada por ele e seus “três irmãos” (seus melhores e mais fieis amigos). Brilhante, habilidoso em esportes e um ícone de beleza para o campus, Xiao Nai não se importava em socializar com pessoas que tentavam chamar sua atenção. Encantou-se pela habilidade de Bei Wei Wei dentro do jogo muito antes de perceber sua beleza. Dentro do servidor, é o top 1.

Zhao Er Xi

A melhor amiga de Bei Wei Wei é interpretada por Mao Xiao Tong (Princess Weiyoung, Be With You). Uma jovem glutona, emotiva e que só gostaria de viver uma história de amor, Er Xi é a sombra de Weiwei, mas não se importa muito com isso até certo momento da história. Atrapalhada, ela constantemente se mete em confusões e precisa gritar pelo socorro de sua melhor amiga.

Cao Cuang

Aluno de línguas estrangeiras, alguns o consideram o ranking 2 de interesse dentro do campus. Um rapaz culto, mas que julga muito fácil as pessoas, tirando conclusões precipitadas. Ele nutre um amor platonico por Bei Wei Wei e se decepciona profundamente quando ela começa a namorar Xiao Nai. O amor ganha um sabor de obsessão. Interpretado por Bai Yu (Above the Clouds, Guardian).

Zhen Shao Xiang

Herdeiro de uma empresa desenvolvedora de jogos, Shao Xiang é um jovem egocentrico, mimado e que não conquista nada por conta própria. Dentro do jogo, ele foi o primeiro marido de Wei Wei, mas terminou com ela quando não conseguiu levar o relacionamento para fora das telas. Acabou se casando com Yuyao (Liu Ying Lun) online e levou o relacionamento para a vida fora do jogo. Primo de Yiran, é interpretado por Zhang He(Eternal Love, Lost Love In Times).

Meng Yiran
Não lembro que diálogo foi esse…

A beldade do campus, apaixonada por Xiao Nai. Mimada, arrogante e obsessiva por Xiao Nai e um pouco tola. Conseguiu um estágio na empresa do tio numa tentativa de se aproximar de seu amado através do mundo dos negócios. Interpretada por Mary Ma (Lost Love In Times, Beautiful Trainee).

Os três irmãos
Hao Mei, Qiu Young Hou e Yu Ban Shan

Hao Mei, Qiu Yong Hou e Yu Ban Shan são os melhores amigos de Xiao Nai. Juntos, fundaram uma empresa desenvolvedora de jogos e aplicativos para celulares. Talentos e incorruptíveis, eles são a base de segurança de Xiao Nai, além de trazerem um alívio comico dentro da história. Interpretados por Zheng Ye Cheng, Cui Kyle e, Niu Jun Feng respectivamente.

As melhores amigas de Wei Wei

Além de Er Xi, Xiao Ling e Tian Si Si são as companheiras de quarto de Weiwei e grandes amigas. Elas se ajudam mutuamente, apesar das diferenças sociais e financeiras que possuem. De certo modo, são as “tres irmãs” de Weiwei. São interpretadas por Qin Yu e Adela Long

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Love O2O é uma história divertida para se ver. As cenas finais dão vontade de continuar assistindo e acaba levando a uma pequena maratona. Tem uma narrativa boa, mas não é espetacular. Dentro do gênero, existem histórias mais envolventes e/ou melhores estruturadas, porém foi um enredo que deu o bastante para se pensar e refletir. Como todo trama, tem coisas boas e ruins, mas na média geral, não fica tão mal

Mas em meu coração, pelo Yang Yang foi 10.

Dentro do mydramalist, seu ranking 8.7 e minha nota foi 8.5, quase dentro da média!

Seus episódios estão disponíveis no catálogo da NETFLIX e no VIKI.

DADOS TÉCNICOS:

  • Drama: Love O2O; A Smile is Beautiful
  • Romanização: 
    Wei Wei Yi Xiao Hen Qing Cheng
  • Original: 微微一笑很倾城
  • Diretores: Lin Yu Fen
  • Roteiro: Gu Man
  • Emissora: JSTV
  • Episódios: 30 episódio de 45 minutos.
  • Data de Lançamento: 22 de Setembro de 2016 a 6 de Setembro de 2016
  • Exibição: Segunda a Sábado

3 comentários em “[RESENHA] Love O2O: Amor online

Adicione o seu

  1. Adorei a resenha e me deu vontade de assistir.
    Achei uma temática bastante diferente das quais estou habituada e realmente parece um dorama interessante.
    Vai entrar na lista s2

    Curtido por 1 pessoa

  2. asasuhahsuhuashuashuashuasai! Não quis entrar no mérito do beijo, mas ooooooolha…Eu fiquei “…REAGE, MENINA! não é possível!!!!”. Sentia um pouco de angústia porque ele parecia todo apaixonadinho e ela com o pokerface. Concordo totalmente XD
    Eu gostei da atuação dele, vou procurar o filme depois. Se localizar, quem sabe não sai uma nova resenha de trabalho dele? :3
    Obrigada pela visita e o comentário! Espero que goste das nossas outras matérias também e volte sempre!

    Curtir

  3. Muito bom esse dorama! Mas as cenas de beijo, deixam a desejar. =\ Não sei o que acontece com essa atriz, mas parece uma estatua, ainda fica de olho aberto como se tivesse sendo abusada de um jeito muito errado. kkkkkkkk Esse DORAMA é otimo, no geral, ignorando essa parte, o cara é o famoso príncipe dos sonhos, amei a parte do cliche de brigas não existir. Existe um filme tambem, que é com esse ator principal, é bem legal mas bem corrido, o beijo de la vale por todos os do dorama. XD Para quem ja viveu uma historinha de amor online vai ser bem nostálgico assistir!!! Raramente existe uma temática desse estilo e que de certo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: