Por que 1 Litro de Lágrimas ainda é um dos melhores doramas de todos os tempos

Tenho um carinho muito especial por Ichi Rittoru no Namida (1リットルの涙 ou 1 Litre of Tears), traduzido como 1 Litro de Lágrimas, pois foi um dos primeiros dramas que assisti, lá atrás, e até hoje tem músicas e passagens gravadas na minha mente.

Se você é bem novo nesse mundo asiático, deixa a senpai aqui te apresentar: Ichi Rittoru é baseado em uma história real de uma garota que enfrentou uma doença degenerativa e deixou registrada a evolução da doença em um diário, que foi publicado no Brasil pela NewPOP.

A luta da personagem Aya é real e com certeza é possível se relacionar com ela, pois é uma garota com vários amigos no colégio, gosta de esportes e está começando a viver um amor e sonhos. Tudo isso ela precisa conciliar agora com as mudanças que ela enfrenta pouco a pouco em seu corpo, sabendo que é incurável e inevitável.

O que é a degeneração espinocerebelar? Uma doença rara que aos poucos vai limitando e impedindo os movimentos do corpo, também a fala, a escrita… bem triste, né!?

Ichi Rittoru lida com isso com uma carga bem pesada de drama, com músicas impactantes e inesquecíveis (“Nagareno no kisetsu no mannaka de…” conhece o começo dá música né? Até hoje 9 march (Remioromen)  me dá arrepios), mas também com doçura e tranquilidade da inocência de uma menina de 15 anos.

Em volta de Aya temos pais amorosos e amigos fortes, mas também há o preconceito, o egoísmo e a natureza mesquinha e realista das pessoas, que poderiam SIM ser um de nós, escancarada na nossa cara. (A cena da escada, do futebol…)

Você está reclamando que perdeu o namorado? Que tirou notas ruins? Sente que sua vida está péssima? Ichi Rittoru No Namida traz uma importante lição de vida que fica impregnada em você. Na época, assisti com uma amiga e ela ficou sob o efeito “1 Litro de Lágrimas” por meses! Parou de reclamar das coisas, não aceitava falar mal dos outros, dizia “eu te amo” para seus familiares e conseguiu sair de um período sombrio de depressão.

Comigo o efeito me ajudou a encarar os problemas com um pouquinho mais de maturidade, além de fazer questionamentos morais a mim mesma. Se chorei 1 litro? Com certeza.

É claro que precisamos assistir a essa série com um olhar cuidadoso. É muito dramático mesmo, até um tanto exagerado. Mas dá pra dizer que uma história real como essa é exagerada? É simplesmente muito triste, então não há como criticar.

Também faço um alerta: depois de assistir 1 Litro de Lágrimas, não consegui mais achar graça em muitos dramas adolescente japoneses por um bom tempo.

Enfim: é um dos melhores dramas de todos os tempos porque apesar de te fazer chorar muito, traz uma importante lição sobre serenidade e forma com que encaramos a vida.

E vocês? Concordam que esse clássico merece ser cultuado por muito tempo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: