Listas

Doramas antigos: as pérolas dos anos 2000 que já têm 20 anos ou estão quase lá – parte 1

Momento nostalgia anos 2000: quem aí tem um dorama antigo guardado no coração? Algum dia, os dorameiros mais novos vão olhar para trás e falar “nossa, Pousando no Amor já tem 20 anos?”. É essa a sensação que eu tenho com os clássicos abaixo, porque eu assisti bem novinha, voltando da escola, baixando séries loucamente no computador e chamando minha mãe para assistir.

O tempo voa, mas a obra fica. Inclusive, essa lista também vai ficar velha um dia. Lembrando, então, que esta lista foi feita em 2022 e considera doramas até 2005.

A parte 2 já está pronta e nela você verá doramas dos anos 2006 a 2009.

Ah! Quer saber onde assistir a doramas antigos? Vou fazer uma coisa que geralmente não faço, que é indicar um sub, porque realmente, essas séries são difíceis de achar. Recomendo que visitem a página no Facebook “Cadê Meu Dorama Antigo?”. Algumas delas você pode encontrar no Viki com assinatura.

Esses já têm (quase) 20 anos…

Sonata de Inverno / Winter Sonata

2002 – Sonata de Inverno: quem disser que não conhece Winter Sonata mentiu, ou deveria ganhar um presentinho com pelo menos um episódio para degustar desse grande clássico que foi até dublado em português. Pensa no melodrama carregado repleto de sofrimentos mais doce da história dos doramas. Uma promessa quebrada em um dia de inverno, um acidente que causou amnésia, um triângulo amoroso, o amor que se reencontra apesar das dificuldades… Veja aqui também como está o elenco 20 anos depois.

1998 – Itazura na Kiss: mais um jdrama para a conta que vocês provavelmente conhecem como “Beijo Atrevido”. Baseado em um mangá shoujo, esse dorama, de 1998, conta a história da Kotoko, uma menina que se apaixona por um aluno arrogante do colégio depois que o beija por acidente. Depois vieram os remakes coreano e até um novo japonês da mesma história.

Meteor Garden

GTO: Great Teacher Onizuka ganhou muitas versões, tem uma de 1998, uma de 2012… Quem é otaku sabe que esse é um clássico mesmo. Um mangá que durou de 1997 a 2002 sobre um jovem delinquente que decide se tornar um professor e colocar a turma na linha.

2001 – Meteor Garden: o remake taiwanês de Garotos Antes de Flores também conquistou sua fatia de popularidade contando a história de uma menina pobre que vai estudar em uma escola para ricos. O remake tem vida própria, tanto que muita gente nem sabe que é tudo da mesma obra, e ganhou suas próprias continuações.

2002 – Gokusen é um mangá, adaptado em animê e live action também. É sobre a turma 2-4, a sala mais problemática da escola e como a nova professora contratada deve lidar com isso. O que a turma não sabe é que ela é filha do chefão da máfia, sabe lutar e colocar todo mundo nos eixos.

Kimi wa Petto

2003 – Kimi wa Petto: esse é para quem gosta de “noona romance”. No caso, “onee-san”, porque é japonês. Uma jornalista bonita e bem sucedida acolhe um jovem em sua casa como se fosse seu animal de estimação, após encontrá-lo machucado na frente de sua casa como um animal de rua.

2003 – Joia no Palácio/Jewel in the Palace: Um dorama de época de muito sucesso na Coreia do Sul, com mais de 50 episódios de grande audiência, baseado na história real de Jang Geum, uma criada que se tornou primeira médica mulher autorizada a atender a realeza. Um prato cheio para muito drama e romances proibidos. Foi a grande ascensão da atriz Lee Young Ae.

Stairway to Heaven – @gibbynka-blog

2003 – Stairway to Heaven: mais um da Choi Jiwoo, de Sonata de Inverno. Neste dorama duas crianças órfãs que cresceram juntas como irmãs crescem com sentimentos complicados um pelo outro, até uma delas sofre um acidente de carro, perde as memórias e sua identidade, mas não as lembranças de seu coração.

2003 – Pretty Guardian Sailor Moon: esse aqui vai entrar só para ficar registrado como nostalgia de quem viveu essa época e, como eu, era fã das guerreiras do amor e da justiça. O live action de Sailor Moon tinha perucas coloridas, uma gatinha Lua em bicho de pelúcia e um dia a dia bem doraminha.

Full House

2004 – Casa Cheia/Full House: o manhwá que aparece em Vinte e Cinco, Vinte e Um, o favorito da protagonista Hee Do. essa daqui me traz memórias vivas porque eu vi com minha mãe e foi minha tentativa de começar a ver coreanos. Tem o Rain e foi responsável por fazer a Song Hye Kyo se tornar tão amada na Coreia. A premissa é bem engraçada: uma jovem tem a casa vendida por seus melhores amigos para uma celebridade arrogante. Agora, ela precisa viver junto com ele, que aproveita para fingir que eles são casados para acalmar a mídia. Um grande clássico, mas com um daqueles personagens masculinos bem tóxicos brutamontes de antigamente. Mesmo assim tem uma das cenas mais engraçadas de todos os tempos: quando a principal vai visitar a sogra e faz uma dança dos “Três ursos” como um presente de última hora para ela. É a primeira música que eu memorizei. Quem mais lembra? Veja abaixo os primeiros segundos.

Esses estão quase lá

2005 – Meu nome é Kim Sam Soom: se eu puder recomendar só um dorama antigo para vocês, então vejam My Name Is Kim Sam Soon. É com o Hyun Bin também, e ele faz outro personagem marrento. A protagonista é muito gente como a gente, parece até brasileira. Uma comédia deliciosa. Fiz uma resenha aqui.

2005 – Densha Otoko: esse daqui um monte de marmanjo que hoje tem preconceito com novela coreana assistiu e adorou. É um dorama japonês sobre um otaku que defende uma mulher linda em um trem. Ela pede seu contato para enviar um presente e ele, apaixonado, pede ajuda da internet para encontrá-la.

2005 – 1 Litro de Lágrimas: para tudo que esse aqui é o clássico dos clássicos. Se você encontrar onde ver, veja. Era O dorama obrigatório da época, que você mandava para a amiga falando “vai mudar sua vida” e esperando que ela passasse por aquele processo de descoberta, chorando com você depois. Falei um pouquinho dessa série auqi… e ela foi uma das que mais me fez chorar.

2005 – Hana Yori Dango: esse é o meu dorama favorito da vida, a história que deu origem a todos os remakes que gostamos de Garotos em vez de Flores. Tem duas temporadas e vi tudo que existia dele, sei as músicas, guardei a trilha sonora… Tem pra assistir no Viki, recomendo muito. Sei que não é uma indicação tão adequada para os dias de hoje, mas eu senti, chorei, torci e amei com a Makino Tsukushi e o Tsukasa Doumyouji. Além disso, para mim a cena do soco é uma das melhores até hoje, fico arrepiada só com esse gif.

Hana Yori Dango (gif do Dorama Ever)

2005 – Devil Beside You: uma série taiwanesa polêmica e intensa, viu? Baseada em um mangá que todo fã de shoujo da época conheceu o nome, era sobre uma garota que se apaixona por um bad boy muito sexy e malvadão que está prestes a se tornar seu meio-irmão. Um verdadeiro amor impossível.

2005 – Nobuta wo Produce: uma garota que se muda para uma nova escola fica rapidamente conhecida como “menina do poço” por sua aparência e atitudes antissociais, mas dois garotos que querem protegê-la do bullying, começam a tentar ajudá-la a fazer amigos e a cuidar da aparência. Era bonitinho, esse eu vi, mas eu prefriria se fosse na perspectiva da garota. O tema era batidinho, mas a história era contada de forma bem leve.

2005 – My Girl: não existia uma única alma que não fosse “cobrada” para assistir My Girl – mas eu não vi, ops. É sobre um rapaz que pede para uma garota fingir para sua família que ela é sua prima desaparecida, até que ele possa encontrá-la de verdade.

2005 – It Started with a Kiss: o remake taiwanês de Playful Kiss/Itazurana Kiss conta a história de uma jovem que se muda com o pai para a casa da família de seu colega de escola arrogante que a rejeitou no passado.

A lista continua na parte 2 com os doramas de 2005 a 2009! Vem ver

10 comentários

  1. GTO, Densha Otoko e Um Litro de Lágrimas são clássicos absolutos! Este último é tão intenso e triste que conseguiu a proeza de fazer um marmanjo de trinta e poucos anos chorar na frente de um notebook kkkkkkk. São doramas incríveis, porém dificílimos de se encontrar (já faz um tempinho que procuro estas séries pra rever e não acho em lugar nenhum).

    Curtir

      1. Meu Deuuuuuuus, mulher! _/\_ Ontem eu terminei Jirisan pela segunda vez. Já assistiu? Eu simplesmente amei de novo kkkk E tá na minha lista The K2 outra vez. Mas agora, vou assistir novamente Nine:nine times travel! Ô coisa boa! Gratidão.

        Curtido por 1 pessoa

  2. gostaria de encontrar muito um Dorama que trata de um relacionamento de um Arquiteto que tem uma noiva muito mimada e que próximo ao casamento ele soube que tinha um filho. Nesse intervalo ele conheceu uma garota humilde porém muito inteligente. Esse relacionamento confuso surgiu esse novo amor, também cheio de problemas. Amei esse Doroama e gostaria de rever. Onde devo procurar? Caso encontre, por favor me comunique através do meu email. dulce.iserv@gmail.com ficarei muiuto grata.

    Curtir

Deixe um comentário