OSTs: 10 das melhores trilhas sonoras de dorama

Uma boa música é capaz de transformar uma cena mediana em inesquecível, levanta as emoções de um episódio, traduz os sentimentos não ditos. Aqui falarei daquele tipo de trilha sonora que você pode passar o dia ouvindo os CDs, tanto instrumental quanto cantadas. São um conjunto de canções que ficam na memória por bons motivos.

Scarlet Heart Ryeo

A trilha sonora instrumental tem várias músicas que deram aquela incrementada na cena como Gesture of Resistence e Wing of Goryeo. Já as cantadas podem até ser um pouco pop demais para um drama de época, mas trazem muita emoção. Baladinhas contemporâneas e cantadas por um show de estrelas (como parte do EXO, a Taeyeon, Davichi, Lee Hi, AKMU, Punch e o antigo I.O.I), são ótimas para ouvir no dia a dia.

Goblin

Simplesmente icônico em todos os sentidos, tenho certeza de que boa parte do sucesso da série é em detrimento da trilha sonora – que eu até usei no meu casamento. São canções de amor com letras tocantes, além de darem um ar de mistério que a série pede. Já na parte instrumental, nós temos músicas como “Amnesia”, que são tão icônicas que dá para imaginar as cenas de novo na cabeça.

Descendants of The Sun

Baladas românticas de arrepiar e que com certeza apimentaram até as cenas mais mornas são mesmo uma especialidade dos doramas da Kim Eun Sook. Na lista de artistas da parte cantada tem Gummy, Davichi, Yoon Mirae, Chen e Punch, e a icônica da Kim Nayoung com Mad Clown. Na parte instrumental, músicas heróicas com um toque épico como “Lonely Road”, podiam fazer parte de qualquer filme de super herói.

Mr Sunshine

Mais um drama de Kim Eun Sook. Além de canções com letras extremamente melancólicas e vozes inesquecíveis (como Elaine), temos uma trilha sonora instrumental espetacular, como a própria abertura já sugere com um trabalho de cordas impactante. É de arrepiar do começo ao fim e faz parte dos motivos para colocar a obra entre as melhores de todos os tempos.

Hotel del Luna

Todas as canções dessa trilha sonora têm uma letra que complementa a cena. As ballads trazem um time de peso de grandes divas das músicas românticas coreanas (como Taeyeon, uma especial da IU, Punch e Chungha). Já a instrumental pode não trazer nenhuma à sua mente no primeiro momento, mas elas combinam perfeitamente com o clima e sugerem toda a personalidade misteriosa e encantadora da protagonista.

Itaewon Class

Completamente motivacional, tem canção até do V, do BTS, (uma das melhores, inclusive), o reizinho das OSTs, Crush, entre outras, que trazem ora uma dose de energia, ora uma introspecção muito características do protagonista. É um clima indie que abraça a trama e traz muito significado nas letras. Já na parte instrumental, é o que muitas vezes dá o tom engraçado, boêmio e outras esperançoso (“His Night”). É espetaculdar.

Just Between Lovers

Apesar de não ter a maior trilha sonora de todos os dramas que já vi, suas músicas são muito suaves e tristes. Uma delas, a “Where We”, lembra demais a “Mad World”, e é minha favorita. Melancólico, com clima de filme de jovem adulto, é difícil não chorar vendo os episódios embaladas por elas. A parte instrumental não deixa nada a desejar, trazendo muito piano e cordas para deixar tudo muito com clima de inverno bem triste.

It’s Okay not to Be Okay

Uma série um tanto macabra e com visuais de tirar o fôlego não poderiam ter uma trilha sonora morna. O drama traz canções com um clima sobrenatural que lembra Goblin e Hotel del Luna. As letras conversam muito com os momentos dos personagens e também caracterizam com perfeição a psique da protagonista, bem como os corações dos outros dois personagens mais importantes. É um carinho nos ouvidos.

My Name Is Kim Sam Soon

My Name Is Kim Sam Soon tem uma trilha sonora tão marcante e apropriada que eu escuto até hoje. Baladinhas doces com um toque bem pop, que traduziam muito bem o casal principal e seus momentos de sofrência. A parte instrumental tem uma das melhores músicas para humor, que fazia rir simplesmente por estar lá.

1 Litro de Lágrimas

Este dorama japonês é um dos mais lindos até hoje, por ser baseado em uma história real – se nunca assitstiu e ama chorar nas histórias, corra atrás. Sua trilha sonora é muito encantadora e delicada, com músicas associadas a momentos importantes. Trivia: as músicas instrumentais foram reutilizadas até mesmo fora de contexto. A música triste, inclusive, toca diversas vezes no reality show do Sixteen, que formou o Twice.

Gostou das dicas? Qual sua trilha sonora favorita?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: