Resenhas de Kdrama

Resenha de Tudo Bem Não Ser Normal: conto de fadas psicológico com muita sensibilidade

Leia a resenha de "Tudo Bem Não Ser Normal", um conto de fadas psicológico cheio de sensibilidade que vai te encantar. Descubra mais sobre essa história tocante e envolvente.

“Psycho but it’s Okay”, “It’s Okay to Not Be Okay”, ou simplesmente o melhor drama que assisti em 2020 e há um tempo. É uma história de 16 episódios da TVN, exibido no Netflix, sobre uma escritora de contos de fadas extremamente rude e egoísta que cruza o caminho de um cuidador gentil e reprimido que trabalha em um hospital psiquiátrico. Em abril de 2021, ganhou dublagem em português.

Apesar da premissa, esta não é apenas uma história de amor, mas uma fábula de aceitação e empatia, que propõe mostrar que não há problema algum em ser diferente, que o preço da “normalidade” é, geralmente, a dor. Todos têm questões profundas escondidas que resultam em suas ações no presente, e como o passado nos prende, mas não precisa representar nosso futuro. Sim, é tudo isso esse kdrama disfarçado de comédia romântica com uma protagonista forte e meu ator coreano favorito de todos os tempos.

Confira aqui quais foram minhas primeiras impressões, para dispensar comentários repetidos, como minha obsessão em ver algum outro trabalho no futuro de autoria de Jo Yong e como logo nos dois primeiros episódios o trabalho de edição me deixou embasbacada, por um esforço visível de fazer da história uma obra sensorial. O que eu não sabia é que os enquadramentos também contavam uma história particular muito interessante. Em resumo: o trabalho técnico já é impressionante, lembrando Hotel del Luna (que inclusive fiz resenha aqui também) pelo tom fantasioso e cenas esteticamente mágicas com figurinos extravagantes.

O elenco

Geralmente, só preciso comentar de um ou dois personagens, mas em Tudo Bem Não Ser Normal, todos eles recebem um grau de desenvolvimento que merecia ser comentado. Até mesmo participações especiais (como o Kwak Dong Yeon, de “My ID is Gangnam Beauty” e “Love in the Moonlight“) têm uma mensagem para passar. Há presenças mais secundárias, como o papel da Jang Gyuri, do Fromis, como enfermeira, mas em geral, eu diria que 80% dos personagens que aparecem ganham cores e falas que desenvolvem algum núcleo. É incrível como você sente que há uma razão para a presença de cada personagem em todas as cenas. Mesmo que não dedique um tempo para ele, você percebe que ele está evoluindo enquanto a história progride.

Gyuri, do grupo de k-pop Fromis9 também deu o ar de sua graça

O casal tem uma química envolvente, que levanta os pelos do braço e faz você dar mordidas tensas no lábio cobrindo o rosto de vergonha dando pulinhos e gritinhos de alegria quando estão se aproximando.

Livros dos contos de fadas de “Tudo Bem Não Ser Normal” chegam ao Brasil em março de 2021

Seo Ye Ji (grafado às vezes como Seo Yea Ji, de Save Me, também no Netflix) é uma famosa escritora de contos de fada infantil que é o oposto de tudo que se esperaria de alguém ligada a “princesas e fadas”. É a personagem que subverte os estereótipos dos kdrama: ela é a filha da bruxa má, a Fera de seu conto de fadas. É ela quem manda, quem dá medo, quem segura o pulso e quem sofreu críticas no começo do drama porque estava “assediando o protagonista” (quando é o contrário, a audiência fica quietinha). A ideia era mostrar o lado sombrio, uma mulher que poderia muito bem ser, em termos atuais, “um macho escroto”. Embora empoderada e sensacional em muitos aspectos, Ko Moon Young é cheia de defeitos, e suas questões são sempre trabalhadas e corrigidas durante a trama. No entanto, para as pessoas que tiveram receio que ela fosse ser simplesmente a megera salva pelo beijo do protagonista, saiba que o que acontece é uma troca. Os dois tentam salvar um ao outro, mas são os autores de suas vidas. Fica claro que estão na busca constante pela evolução. Não há solução mágica.

Seu parceiro é Kim Soo Hyun, meu ator favorito por todos os aspectos que entrega sempre em seus papéis e neste não seria diferente – confira aqui outros trabalhos memoráveis dele. Ele tem uma dedicação completa ao personagem. Seu olhar é honesto, cheio de emoções mesmo em cenas sem fala. Seu personagem é Moon Gang-Tae, um cuidador que nasceu para dedicar-se aos outros (ou pelo menos foi assim que foi criado), mas por conta disso esqueceu de respeitar a si mesmo e dar luz a seu próprio coração. Ele seria o estereótipo da mocinha boa com coração puro, a “Bela”, o mocinho bonzinho e estranho da vila extremamente dedicado e inteligente, mas esconde suas emoções em um poço bem fundo e não é tão puro e livre de quanto os outros pensam ser. É humanamente hipócrita e de fácil identificação.

Agora vamos falar do Oh Jung Se? Que ator incrível! Sem ele, o drama perderia um terço de seu peso. Ele dá vida ao irmão de Gang Tae, o Sang Tae. Seu personagem é um homem de quase 40 anos com autismo, que foi cuidado por seu irmão mais novo após a morte de sua mãe. Ele carrega um trauma pesado que o faz ter medo de borboletas. É o personagem mais honesto, de coração puro, e que não tem o filtro que as pessoas possuem para descomplicar as situações com suas observações mais ingênuas e cheias de sabedoria. São inúmeros os momentos nos quais ele está dizendo algo simples, sobre um brinquedo, mas que resolve um dilema cheio de paradigmas que outros personagens que supostamente cuidam dele demoraram uma vida para entender. É o melhor personagem da série e é um dos motivos que tornam o kdrama tão especial e único. Sang-tae não é tratado como elemento cômico, mas com extrema sensibilidade, trazendo ensinamentos que são como uma bala de canhão de rosas na audiência, se você prestar atenção.

Também temos os pacientes, os enfermeiros, o editor, a amiga do Gang-Tae e sua mãe (amorzinho!). Todos têm um lugarzinho especial, com personalidade e defeitinhos.

A trama e o ritmo

Vários estereótipos são reinterpretados por aqui de uma maneira surpreendente ou agradavelmente esperada. É um conto de fadas saído dos irmãos Grimm transportado para a atualidade com sarcasmo e complexidade pouco a pouco desvendada, sem nunca dar passos para trás.

A história vai ganhando você a cada episódio. Para não parecer que sou totalmente apaixonada sem ver defeitos no drama, vou dizer que existe um episódio de filler um pouco perdido com cara de “o episódio da praia” dos animês, mas mesmo ele teve sua função e foi superior a muitas séries inteiras.

Uma curiosidade: ao longo dos episódios, sempre que alguma cena muito impactante acontecia, eu tinha a mania de pausar, para ver se o episódio estava acabando e me preparar para aguardar uma semana para descobrir o desenrolar daquela cena. Com isso, cheguei a uma conclusão mentalmente revigorante: em geral, a cada trinta minutos – isso é a metade da média da maioria dos dramas por aí! – alguma cena muito boa vai acontecer e não vai te deixar na mão se apenas puder assistir só um.

Há uma trama de mistério que envolve os passados dos personagens e acredito que, para um kdrama, isso foi bem desenvolvido, apesar de algumas perguntas ficarem no ar. Normalmente nos dramas me dá vontade de sair correndo de vergonha alheia quando as revelações são feitas, mas, sinceramente, gostei de tudo aqui. Como um drama psicológico e de comédia romântica, o suspense está bem acima da média na entrega do suspense.

Chorei incontáveis vezes, mas até a emoção que o drama causa é especial: em vez de ser apenas um dramão pesado cheio de desgraça, ele traz um choro de emoção, às vezes terapêutico, mesmerizado com a pureza da atitude de alguns personagens, ou identificando-se com a crueldade sofrida por outros. “Tudo bem Não ser Normal” é poesia pura, do significado dos símbolos, arquétipos, até os diálogos repetidos nos lugares certos e a trilha sonora única fantasmagórica e mágica como tudo que o compõe.

Conclusão

Título imperdível do primeiro ao último episódio. Trilha sonora, direção, escalação, atuação… Não há nada que não tenha ganhado o meu coração – e eu rimei. A forma como nem todos os personagens (estou falando de forma geral, inclusive secundários) terminam o drama tendo evoluído completamente para um “final feliz” é um retrato da vida. Algumas pontas ficam em interrogação, mas senti que até nisso a série é honesta e mostra, mais uma vez, que cada sentimento tem seu tempo para maturar que não cabe forçar em 16 episódios.

É uma joia muito difícil de ser copiada e até mesmo sucedida. Tenho certeza de que ficarei muito tempo esperando outra obra preencher meu coração desta maneira, pois os detalhes – das músicas aos personagens complexos – tornam o conjunto muito único.

Desta vez não tenho como contra-indicar esse kdrama. Talvez você não goste se tiver a empatia de uma pedra ou a sensibilidade de um peso de porta. Mesmo assim, a história tem coisas para ensiná-lo! A fórmula é completa: tem mistério, suspense, romance, drama, comédia… Talvez só afaste quem não goste de temas psicológicos ou alguma questão muito específica, como alguém que só assiste série de ação.

Recomendações

Se você procura dramas que falam sobre saúde mental com a mesma sensibilidade, pode achar um primo encantador em “It’s Okay, That’s Love“. Um antiguinho de ouro é “Kill Me, Heal Me“, que tem alguns episódios arrastados e uma protagonista algumas vezes difícil de engolir, mas um ator excelente que interpreta personalidades distintas e uma trama legal.

Se o que o tocou foi uma jornada a dois para resolver seus traumas internos passo a passo, sem uma fórmula mágica, “Just Between Lovers“, ou Somente Entre Apaixonados, é para você – lembre-se que o clima é muito mais denso.

Se quer uma protagonista insana, forte e muito empoderada lidando com um pobre coitado em uma trama sobrenatural de fato com cenários de encher os olhos, músicas emocionantes e desenvolvimento de personagens como um todo, “Hotel del Luna” é sua pedida.

Por último, recomendo mais uma vez ele, “Porque Esta é Minha Primeira Vida“, que por enquanto também está no Netflix, e traz o desenvolvimento dos personagens cada um a seu tempo.

Se ainda não viu “Tudo Bem Não Ser Normal”, comece hoje, logo nos primeiros dez minutos você notará se esse drama é para você e não conseguirá mais parar.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐✨ (Imperdível!)

20 comentários

  1. Belo suspense psicológico muito forte o enredo mostrando que todos nós passamos ou estamos passando por traumas que todos nós somos frágeis seres humanos imperfeitos.
    E que uma corda de 3 dobras é mais forte.
    Precisamos de Deus e das pessoas.
    O amor do casal venceu obstáculos.

    Curtir

  2. É um filme suspense psicológico muito forte o enredo mostrando que todos nós passamos ou estamos passando por traumas.
    Nós somos frágeis seres humanos,uma corda de 3 dobras é mais forte.
    O casal e o irmão!
    Sem falar no romance que faz o Amor vencer obstáculos.

    Curtir

  3. Foi um dos doramas de que mais gostei. Fiquei admirada com a temática e como foi o desenvolvimento de cada situação. Mentes complexas? Confusas? Creio que no final descobrimos que somos um pouco de tudo o que é considerado anormal e aprendemos no decorrer da vida a aceitar as diferenças . Hoje isto é uma realidade constante. Parabéns pela crítica …

    Curtir

    1. POESIA BASEADA NA SERIE COREANA/TUDO BEM NÃO SER NORMAL:

      Ele vivia no mundo,
      para cuidar do irmão,
      mas apareceu em segundos,
      Alguem que lhe deu,seu coração.

      Porém ,o compromisso era imenso,
      não podia abrir mào,
      vida simples,trabalho intenso,
      sem luxo de entregar seu coração.

      A moça bela e geniosa,
      buscava-lhe onde estivesse,
      apertava-o, carinhosa,
      mas ele esquivava-se ,entristece.

      Só que o amor contaminou,
      sua alma obstinada,
      adoeceu,mas exitou,
      em ir de encontro a amada.

      Ela impetuosa e louca,
      encontrou a tristeza viva,
      ate que na solidão solta,
      acordou mais sensitiva.

      Uma tarde de vento forte,
      eis que para sua sorte,
      bate à porta um jovem doente,
      veio curar-se da dor pendende .

      Pediu à moça que o amasse,
      mas que por favor deixasse,
      o irmão que era carente,
      fazer-se sempre presente.

      A jovem que parecia possessiva,
      consentiu com a respectiva,
      solicitação do amado,
      pois o mais imporntante,seria tê-lo sempre ao seu lado.

      Curtir

Deixe um comentário